A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com raiz no Porto.
Surge como escola de educação especial, para dar resposta a muitas famílias que não conseguiam integrar os seus filhos com deficiência intelectual na escola regular, com os apoios e ferramentas necessárias para alcançar o sucesso escolar. Ao longo dos anos, a instituição foi criando serviços que fossem dando resposta às crianças que se iam tornando adultos.
Em Dezembro, poderá doar bens relevantes para esta organização,
através da nossa loja Mercadão Solidário.
Missão e iniciativas
A missão principal da APPACDM do Porto visa apoiar e capacitar pessoas com deficiência intelectual para que conquistem uma melhor qualidade de vida. Para isso, desenvolve as seguintes iniciativas:
- Intervenção Precoce (0-6 anos) – mais de 200 crianças e famílias apoiadas
- CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (a partir dos 7 anos) – 50 pessoas apoiadas
- CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (a partir dos 18 anos) – 165 pessoas apoiadas
- Lar Residencial (a partir dos 18 anos) – 53 pessoas apoiadas
- Acolhimento temporário (a partir dos 18 anos) – estadias temporárias para apoio e descanso do cuidador
- CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente (a partir dos 16 anos) – 33 pessoas destinatárias de Assistência Pessoal
- CeRBE – Centro de Reabilitação e Bem-Estar – apoio individualizado a pessoas com necessidades especiais
Quais são os principais objetivos da instituição?
Além da missão da instituição já descrita acima, a APPACDM do Porto procura que toda a sua atividade seja condizente com os princípios da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas.
Com efeito, toda a atividade se centra nas pessoas com deficiência intelectual ou incapacidade apoiadas, mas para que o serviço seja prestado com qualidade ter os colaboradores motivados e felizes é essencial. Este é também um dos principais objetivos da instituição: o bem-estar dos colaboradores.
A melhoria continua do serviço prestado é uma preocupação constante. Por esse motivo a instituição organiza-se por processos de qualidade monitorizados e avaliados anualmente.
Além disso, a sustentabilidade financeira e a sustentabilidade ambiental também constituem objetivos da APPACDM do Porto, de forma a melhorar a capacidade financeira e a adotar medidas amigas do ambiente.
Quais são as atividades desenvolvidas na Instituição?
As atividades desenrolam-se ao longo do dia conforme os serviços e as idades das pessoas apoiadas. Nos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, por exemplo, as oficinas são organizadas conforme os gostos e competências das pessoas.
Existem as oficinas de montagens, onde o trabalho é feito para empresas externas que pagam o serviço e cada cliente é depois remunerado pelo trabalho que desempenhou. Nas oficinas artísticas e criativas os trabalhos feitos com pasta de papel, madeira, aproveitamento de materiais recicláveis (rolhas, cápsulas de café, lãs, copos, etc) são para venda na loja social – Cantinho. Neste caso o produto da venda é para a sala.
Durante o dia, os clientes vão saindo das oficinas para diferentes atividades, como por exemplo surf adaptado, futebol, hipoterapia, hidroterapia, terapia ocupacional, grupos de desenvolvimento pessoal e social, pequenas caminhadas, educação física, golf adaptado, entre outras. Estas atividades extra também são escolhidas por cada um, conforme os seus gostos e aptidões. Todos os dias a APPACDM do Porto transporta de e para casa 110 pessoas nas viaturas adaptadas da instituição.
Momentos para recordar
- Em setembro a instituição foi honrada com a visita da Secretária de Estado da Inclusão para assinatura de um novo acordo de cooperação com a Segurança Social para a resposta social CAARPD.
- O Cridem – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, organizado com o apoio da Fundação Manuel António da Mota e da Fundação Montepio, promove com muita dignidade as obras produzidas por pessoas com deficiência intelectual, mostrando a capacidade criativa e a qualidade dos trabalhos produzidos. Em 2022 concorreram 57 instituições com mais de 200 obras.
- Em plena pandemia a APPACDM do Porto inaugurou o Cantinho – Loja Social com o objetivo de promover os trabalhos produzidos nas oficinas dos CACI e com estas vendas contribuir para a sustentabilidade da instituição. As vendas são feitas numa caravana que pela cidade vai promovendo esta iniciativa.
Porquê apoiar esta instituição?
O maior desafio que a instituição enfrenta (comum à generalidade do setor) é a sustentabilidade financeira. Infelizmente os recursos são escassos para todas as solicitações. A conjuntura atual tem vinda a agravar ainda mais esta situação.
Com a pandemia houve a necessidade de suspender o voluntariado na associação – o confinamento, o distanciamento social e as regras de contingência aplicadas ao setor levaram ao cancelamento de todas as ações e atividades da altura. Nesse sentido, tem sido uma dificuldade recuperar voluntários para apoio nas atividades diárias da instituição.
Por isso, contamos com a sua ajuda durante o mês de Dezembro.
Se desejar apoiar esta instituição, faça a sua doação na nossa loja Mercadão Solidário!