Gaticão – um abrigo para cães e gatos

3 Julho, 2023

A Gaticão é uma associação criada em 2004, que recolhe animais abandonados. Situada em Vagos, acolhe atualmente cerca de 200 animais, predominantemente cães e alguns gatos.

“A procura de adotantes responsáveis a quem possamos entregar os nossos animais é uma das nossas principais missões.”

Faça a sua doação para a Gaticão através do Mercadão Solidário.

🐶🐱

Para começar, a Gaticão surgiu de um movimento espontâneo de cidadãos com preocupações no cuidado e bem estar animal. À data da constituição da associação existia um grande número de animais errantes nas ruas e praias de Vagos. Num momento inicial procuraram encontrar soluções para tantos animais sem “destino”, iniciando a construção de um abrigo.

19 anos de felicidade

Assim sendo, passados exatamente 19 anos do início desta história, os momentos guardados na memória são “especialmente os da felicidade dos nossos animais quando lhes damos uma nova família e uma nova vida! Com efeito, nestes 19 anos, destacamos momentos como: o longo caminho para obter o alvará de atividade da associação, a construção dos espaços para os nossos animais, as atividades diversas no abrigo a cuidar, bem como passear os nossos animais!“.

Contudo, houve também grandes desafios a enfrentar, tais como a angariação de fundos para conseguir suportar todos os encargos do abrigo. Isto, faz com que tenham de ser bastante criativos: participam em feiras, fazem rifas, vendem objetos, fazem peditórios de bens alimentares para os animais, entre outras iniciativas.

Acima de tudo, a Gaticão pretende promover o bem estar animal para os animais acolhidos, procurar famílias para adoção responsável, mudar as mentalidades da população, nomeadamente quanto ao abandono animal, o que os leva a colaborar de perto com a comunidade escolar para procurar alcançar este desiderato.

Voluntariado

Nesse sentido, há também ações de voluntariado no abrigo da Gaticão que envolvem a alimentação dos animais, a lavagem das boxes onde estão alojados os animais, bem como, banhos, passeios, corte de unhas, tratamento de cobertores dos animais e, ainda, manutenção dos espaços.

Além disso, o voluntariado fora do abrigo envolve ações de divulgação na comunidade escolar, vendas, recolhas de alimentos, parcerias pontuais com entidades para promover a disseminação da nossa mensagem. São também promovidas as caminhadas com os animais.

Um dia na associação

O dia começa com a alimentação dos animais. “Após a alimentação distribuímos a medicação pelos animais doentes ou idosos. De seguida higienizamos os espaços, lavamos a roupa dos animais, colocamos novas mantas e cobertores nas boxs para conforto dos animais. Terminadas estas tarefas, passeamos os animais e recebemos os candidatos à adoção.”

🐱🐶

Por fim, lembramos que os produtos comprados na loja Mercadão Solidário durante os meses de Julho e Agosto de 2023 serão todos doados à Gaticão.

(Visited 160 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close