Sabemos que é importante comer várias vezes ao dia e fazer refeições leves. E no Verão isso é fundamental.

A pensar nisso, partilhamos consigo algumas dicas do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, promovido pela Direcção-Geral de Saúde.

Beba água com frequência.
Se preferir, pode adicionar frutas, especiarias ou ervas aromáticas, para se tornar menos monótono.

Coma fruta da época.
No Verão há boas opções como melões, meloas, melancias, ameixas, pêssegos, figos e framboesas.
Para conservar o valor nutricional das frutas, opte por levar as frutas inteiras sempre que possível.
A melhor forma para acondicionar as frutas é numa caixa térmica.

Corte vegetais em palitos e leve-os consigo.
Por exemplo, cenoura, pepino ou aipo. Além de saudáveis são crocantes e têm um baixo valor energético. Outra opção saborosa e muito prática para transportar (e que as crianças por norma também apreciam) é o tomate cherry.

Prepare doses de frutos oleaginosos antes de sair de casa.
A recomendação é: 10 amendoins ou 7 amêndoas ou 4 metades de nozes ou 7 cajus ou 7 avelãs. É importante que não tenham adição de sal.

As sandes são um clássico.
Perfeitas para transportar e podem ser bastante completas. Aqui as recomendações passam por pão preferencialmente escuro, com cereais integrais ou de mistura de cereais. Pode acompanhar, por exemplo, com alface, tomate, cenoura ou pepino, depois pode juntar queijo, ovo cozido, conservas de atum ou sardinha e, ainda, feijão ou pastas de grão.

Comece a preparar a sua lista de compras e, enquanto planeia o destino para aproveitar os dias de sol, nós teremos todo o gosto em levar os produtos frescos até sua casa.

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