Se está interessado em seguir uma dieta vegetariana ou uma dieta vegana, saiba quais as diferenças e quais os alimentos adequados a cada uma delas.

Dieta vegetariana – são excluídos a carne e o peixe

  • Cereais e tubérculos – arroz, batata, trigo, centeio, milho, quinoa, aveia e produtos derivados (pão, tostas, bolachas, massas, flocos de cereais) – preferencialmente integrais
  • Fruta
  • Frutos gordos e sementes – amendoim, frutos gordos (noz, amêndoa, caju), creme de frutos gordos (“manteiga” de amendoim e de amêndoa), sementes (chia, linhaça, papoila, sésamo)
  • Gorduras – azeite e óleos vegetais, creme vegetal e manteiga
  • Hortícolas
  • Laticínios ou alternativas vegetais – leite, bebida vegetal, iogurte, queijo (ou as suas alternativas vegetais), leite fermentado
  • Leguminosas e derivados – leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas, favas), derivados (tofu, miso), algas
  • Ovo – ovo, clara, gema de ovo e ovos de outras espécies.

Dieta vegana – são excluídos os produtos de origem animal

  • Bebidas vegetais
  • Cereais e tubérculos – arroz, batata, trigo, centeio, milho, quinoa, aveia e produtos derivados (pão, tostas, bolachas, massas, flocos de cereais) – preferencialmente integrais
  • Fruta
  • Frutos gordos e sementes – amendoim, frutos gordos (noz, amêndoa, caju), creme de frutos gordos (“manteiga” de amendoim e de amêndoa), sementes (chia, linhaça, papoila, sésamo)
  • Gorduras – azeite e óleos vegetais, creme vegetal
  • Hortícolas
  • Leguminosas e derivados – leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas, favas), derivados (tofu, miso), algas.

Em qualquer dos casos, é importante não esquecer que é importante consumir produtos da época e, se possível, alimentos locais.

* A lista de produtos apresentados faz parte das recomendações das Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, promovido pela Direcção-Geral de Saúde.

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