Ajude as famílias com crianças em tratamento hospitalar

30 Abril, 2023

A Fundação Infantil Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos (IPSS) que cuida e apoia, de forma gratuita, famílias com crianças em tratamento hospitalar através dos seus quatro projetos: as Casas Ronald McDonald (de Lisboa e do Porto), o Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e a Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do Hospital São João, no Porto. Ao todo, apoiam 8 hospitais com serviços de pediatria em Portugal.

Só em 2022:

  • Apoiaram mais de 860 famílias
  • Os espaços da instituição nos hospitais foram utilizados mais de 8.200 vezes
  • Ofereceram mais de 6.500 noites e estadias
  • Doaram mais de 20.000 horas de voluntariado em prol das famílias
  • Ofereceram mais de 4.300 Kits de Higiene e Conforto em 7 hospitais

 

Em 2023 o Mercadão também quer contribuir

Para começar, fizemos voluntariado nas Casas Ronald McDonald em Lisboa e no Porto, onde decorámos o espaço, cozinhámos refeições e preparámos kits para as famílias.

equipa mercadão em ação de voluntariado

Agora é a sua vez de nos ajudar a ajudar. Durantes os meses de Maio e Junho todos os produtos comprados na loja Mercadão Solidário serão doados à Fundação Infantil Ronald McDonald.

💚 QUERO DOAR 💚

 

O que levou à criação da Fundação Infantil Ronald McDonald no mundo

A primeira Casa Ronald McDonald no mundo nasceu em 1974 em Filadélfia, nos Estados Unidos da América e só alguns anos mais tarde, em 1984, a McDonald’s Corporation fundou a Ronald McDonald House Charities (uma ONG pioneira no cuidado e apoio às famílias das crianças doentes). Atualmente está presente em mais de 62 países e existem mais de 380 Casas Ronald McDonald espalhadas pelo mundo, mais de 265 Espaços Familiares Ronald McDonald e muitos outros projetos.

 

Como chegou a Portugal

Com o mesmo propósito de apoiar as famílias com crianças em tratamento hospitalar, no ano 2000 nasceu em Portugal a Fundação Infantil Ronald McDonald. O seu fundador foi a Sistemas McDonald’s Portugal. Com efeito, a McDonald’s Portugal e os seus franqueados são os principais mecenas, contando a Fundação com o apoio de muitos outros parceiros, que contribuem com apoio financeiro, em produtos ou serviços.

 

Momentos que marcam

Os pontos altos da Fundação Infantil Ronald McDonald ao longo dos anos foram, sem dúvida, a inauguração e abertura dos 4 projetos: a Casa Ronald McDonald de Lisboa (em 2008), a Casa Ronald McDonald do Porto (em 2013), o Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria (em 2017) e a Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do Hospital São João, no Porto (em 2021). Além destes, em 2020 foi lançado o programa de oferta de Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto aos acompanhantes de crianças internadas, que continua neste momento em 8 hospitais.

Contudo, há desafios constantes, nomeadamente, manter os altos níveis de serviço e cuidado às famílias com crianças em tratamento hospitalar de forma gratuita.

 

Os principais objetivos e as atividades que desenvolvem

  • Apoiar e cuidar de forma gratuita as famílias com crianças em tratamento hospitalar.
  • Reforçar o papel da instituição no conceito de “Family Centered Care” (o cuidado centrado na família) nos hospitais portugueses e na saúde pediátrica em particular.
  • Oferecer e disponibilizar atividades que contribuem para o bem-estar das famílias com o apoio dos voluntários “heróis de coração”.

 

O dia-a-dia na instituição

Na prática, os dias são sempre diferentes em qualquer um dos 4 projetos. Em primeiro lugar devido à especificidade e localização de cada um. De facto, nas Casas Ronald McDonald fazem tudo para que as famílias (máximo de 10 em Lisboa, e 12 no Porto) e crianças se sintam como se estivessem em casa durante o tratamento hospitalar dos seus filhos. Ou seja, têm um quarto privativo, salas de refeições e de estar e cozinhas comuns onde fazem as suas rotinas diárias. Assim é que as famílias se sentem em casa!
Por sua vez, no Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, de utilização diurna, os acompanhantes da criança doente podem lavar a sua roupa, descansar e relaxar um pouco, tomar um duche ou preparar uma refeição.
Já na Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do Hospital São João, as crianças aqui internadas podem, com indicação médica, utilizar as várias salas temáticas e participar nas atividades propostas pelos voluntários da instituição e pela equipa educativa do hospital.

 

Em conclusão, a Fundação Infantil Ronald McDonald faz de tudo para criar momentos especiais e tornar a estadia no hospital mais leve!

Faça parte desta missão.

💚 QUERO DOAR 💚

(Visited 292 times, 1 visits today)
Like
Close
Copyright © 2022 LEMON & LIMES.
Made with by Loft.Ocean. All rights reserved.
Close
Popular Search: