A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com raiz no Porto.
Surge como escola de educação especial, para dar resposta a muitas famílias que não conseguiam integrar os seus filhos com deficiência intelectual na escola regular, com os apoios e ferramentas necessárias para alcançar o sucesso escolar. Ao longo dos anos, a instituição foi criando serviços que fossem dando resposta às crianças que se iam tornando adultos.
Em Dezembro, poderá doar bens relevantes para esta organização,
através da nossa loja Mercadão Solidário. 😊
Missão e iniciativas 💚
A missão principal da APPACDM do Porto visa apoiar e capacitar pessoas com deficiência intelectual para que conquistem uma melhor qualidade de vida. Para isso, desenvolve as seguintes iniciativas:
- Intervenção Precoce (0-6 anos) – mais de 200 crianças e famílias apoiadas
- CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (a partir dos 7 anos) – 50 pessoas apoiadas
- CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (a partir dos 18 anos) – 165 pessoas apoiadas
- Lar Residencial (a partir dos 18 anos) – 53 pessoas apoiadas
- Acolhimento temporário (a partir dos 18 anos) – estadias temporárias para apoio e descanso do cuidador
- CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente (a partir dos 16 anos) – 33 pessoas destinatárias de Assistência Pessoal
- CeRBE – Centro de Reabilitação e Bem-Estar – apoio individualizado a pessoas com necessidades especiais
Quais são os principais objetivos da instituição? 💚
Além da missão da instituição já descrita acima, a APPACDM do Porto procura que toda a sua atividade seja condizente com os princípios da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas.
Com efeito, toda a atividade se centra nas pessoas com deficiência intelectual ou incapacidade apoiadas, mas para que o serviço seja prestado com qualidade ter os colaboradores motivados e felizes é essencial. Este é também um dos principais objetivos da instituição: o bem-estar dos colaboradores.
A melhoria continua do serviço prestado é uma preocupação constante. Por esse motivo a instituição organiza-se por processos de qualidade monitorizados e avaliados anualmente.
Além disso, a sustentabilidade financeira e a sustentabilidade ambiental também constituem objetivos da APPACDM do Porto, de forma a melhorar a capacidade financeira e a adotar medidas amigas do ambiente.
Quais são as atividades desenvolvidas na Instituição? 💚
As atividades desenrolam-se ao longo do dia conforme os serviços e as idades das pessoas apoiadas. Nos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, por exemplo, as oficinas são organizadas conforme os gostos e competências das pessoas.
Existem as oficinas de montagens, onde o trabalho é feito para empresas externas que pagam o serviço e cada cliente é depois remunerado pelo trabalho que desempenhou. Nas oficinas artísticas e criativas os trabalhos feitos com pasta de papel, madeira, aproveitamento de materiais recicláveis (rolhas, cápsulas de café, lãs, copos, etc) são para venda na loja social – Cantinho. Neste caso o produto da venda é para a sala.
Durante o dia, os clientes vão saindo das oficinas para diferentes atividades, como por exemplo surf adaptado, futebol, hipoterapia, hidroterapia, terapia ocupacional, grupos de desenvolvimento pessoal e social, pequenas caminhadas, educação física, golf adaptado, entre outras. Estas atividades extra também são escolhidas por cada um, conforme os seus gostos e aptidões. Todos os dias a APPACDM do Porto transporta de e para casa 110 pessoas nas viaturas adaptadas da instituição.
Momentos para recordar 💚
- Em setembro a instituição foi honrada com a visita da Secretária de Estado da Inclusão para assinatura de um novo acordo de cooperação com a Segurança Social para a resposta social CAARPD.
- O Cridem – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, organizado com o apoio da Fundação Manuel António da Mota e da Fundação Montepio, promove com muita dignidade as obras produzidas por pessoas com deficiência intelectual, mostrando a capacidade criativa e a qualidade dos trabalhos produzidos. Em 2022 concorreram 57 instituições com mais de 200 obras.
- Em plena pandemia a APPACDM do Porto inaugurou o Cantinho – Loja Social com o objetivo de promover os trabalhos produzidos nas oficinas dos CACI e com estas vendas contribuir para a sustentabilidade da instituição. As vendas são feitas numa caravana que pela cidade vai promovendo esta iniciativa.
Porquê apoiar esta instituição? 💚
O maior desafio que a instituição enfrenta (comum à generalidade do setor) é a sustentabilidade financeira. Infelizmente os recursos são escassos para todas as solicitações. A conjuntura atual tem vinda a agravar ainda mais esta situação.
Com a pandemia houve a necessidade de suspender o voluntariado na associação – o confinamento, o distanciamento social e as regras de contingência aplicadas ao setor levaram ao cancelamento de todas as ações e atividades da altura. Nesse sentido, tem sido uma dificuldade recuperar voluntários para apoio nas atividades diárias da instituição.
Por isso, contamos com a sua ajuda durante o mês de Dezembro.
Se desejar apoiar esta instituição, faça a sua doação na nossa loja Mercadão Solidário! 😊