As dicas que vão ajudar as crianças a comer legumes e vegetais

4 Novembro, 2022

Legumes e vegetais: reunimos várias dicas e ideias criativas para que as crianças queiram comer todas as verduras que vão para o prato até ao fim. De facto, convencer os mais novos a comer legumes e vegetais nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, acreditamos que o ideal é encontrar estratégias que os façam ficar entusiasmados.

Com efeito, os legumes e vegetais são uma parte fundamental de qualquer dieta equilibrada. Sendo uma fonte de nutrientes e vitaminas, este grupo alimentar contribui para o crescimento saudável dos mais pequeninos e para o desenvolvimento do sistema imunitário.

Leia também:
Como escolher o iogurte a dar ao seu bebé? 6 dúvidas comuns

 

Dê o exemplo 🥰

Para começar, não é segredo que as crianças aprendem através do exemplo e isto continua a ser verdade quando se trata de hábitos alimentares. Quando as crianças veem os adultos a comer vegetais, a probabilidade de imitar é alta.

 

Encha metade do prato com vegetais 🥦

Na verdade, não é coincidência o facto de os vegetais, a fruta e as leguminosas ocuparem cerca de metade da roda dos alimentos. Realmente, está cientificamente provado que se aumentarmos a quantidade de vegetais no prato, aumenta o seu consumo.

 

Não desista 😅

Com efeito, introduzir um novo hábito na nossa vida é sempre difícil, mas é importante manter o foco. De facto, as crianças podem não gostar de um vegetal em específico, mas é importante não desistir logo. Então, há que analisar as diferentes hipóteses. Por exemplo, pode tentar o mesmo vegetal cozinhado de maneira diferente ou até variar na forma como o corta: vai ver a diferença que isso pode fazer!

 

Sirva os vegetais fora das refeições 🍅

De forma a não colocar demasiada pressão nos momentos de refeição, tente dar vegetais às crianças fora da mesma. Para isso, sugerimos que experimente usá-los como um snack, nos momentos em que as crianças estão mais distraídas e entretidas. Aliás, pode mesmo testar isto com tomate cherry, cenoura bebé ou pepino fatiado.

 

Dê várias opções 🍆

Apresentarmos novos sabores ou alimentos aos mais novos, pode ser um grande desafio. Para tal, pode ajudar deixá-los ter algum controlo sobre a situação, perguntando-lhes qual dos legumes e vegetais preferem experimentar.

🍅🥕🍆🥦

 

Além destas propostas, uma outra solução para introduzir os legumes na alimentação dos mais pequenos, é “disfarçá-los” nas refeições. Como? Veja os truques que temos para si!

1) Castelo de Areia

Prepare um arroz com vários legumes muito picadinhos. Depois, coloque-o dentro de uma taça como se fosse um castelo de areia para desenformar. Neste momento, aproveite para brincar com a criança.

2) Panquecas divertidas

Utilize receitas de panquecas salgadas com vários legumes misturados. Aqui, mostre o seu lado mais criativo e faça as panquecas em formatos divertidos ou em formas engraçadas (estrelas, luas, corações, entre outras).

3) Purés coloridos

A batata doce, a beterraba, as cenouras ou a abóbora são opções ideais para fazer purés coloridos, nutritivos e deliciosos.

4) Sumos naturais

Quando fizer sumos naturais com frutas, acrescente, por exemplo cenoura. Esta tem uma cor divertida e, ao mesmo tempo, passa despercebida.

5) Caldeirão mágico

Então, aqui, vamos ser bem criativos. Cozinhe com a criança perto de si e deixe-a participar na preparação de um caldeirão mágico de legumes bons para a saúde.

6) Molhos

Seja criativo a fazer molhos que aparentam ser ketchup ou mostarda.

7) Sopas engraçadas

Na hora da sopa, utilize legumes sem estarem passados com diferentes formas e aproveite para colocar uma variedade grande de legumes.

 

Em conclusão, são várias as estratégias que pode adotar para gerar entusiasmo em torno dos legumes e vegetais. 🤩 Esperamos que estas resultem com os pequenos aí de casa.

(Visited 460 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close