No Mercadão temos uma visão: ajudar simplificar a vida das pessoas. A pensar nisso, reunimos algumas dicas para tornar este dia marcante pela positiva. Independentemente do ciclo em que o seu filho está o primeiro dia de aulas é um acontecimento.

A primeira dica é dedicada aos que vão ter mesmo o primeiro dia de escola: relaxe! Vai correr tudo bem. O seu pequeno vai iniciar o nova etapa e a sua missão é estar lá para o apoiar. Mas como sabemos que às vezes os pais ficam mais nervosos do que os filhos, achamos que um chá pode ajudar. Prefere camomila, tília ou cidreira?

Contagem decrescente positiva. Coloque na cozinha um quadro onde assinale os 10 dias anteriores ao primeiro dia de escola e vão assinalando os dias que faltam. Se quiser até pode pensar em pequenas 10 actividades (ou 5, para não cansar tanto) que pode fazer com o seu filho até ao primeiro dia de aulas para o quadro ficar mais composto.

Conte-lhe a sua história. Como foi o seu primeiro dia de aulas? Como encarava o regresso às aulas? Como foi a sua experiência quando mudou de escola? Partilhe isso com ele.

Assinale a data com uns mimos inesperados. Surpreenda-o no regresso a casa – e que tal irem jantar fora? Folga para todos! Se quiser dar um toque pessoal, pode deixar uma sobremesa pronta para quando chegarem a casa.

Tempo para contar tudo. Este é o dia dele. Faça questão de ouvir tudo o que ele tem para lhe dizer.

Implemente rotinas. Para todos! Os horários dos mais novos acabam por influenciar a rotina dos pais, por isso mesmo juntem-se e vejam a melhor forma de organizar os vossos dias. Se definirem estes detalhes com antecedência será mais fácil para todos.

Recompense. Agora que o seu pequeno se está a tornar grande tem de começar a assumir responsabilidades. Mas para tornar isso mais divertido e aliciante pode pensar numa forma de o recompensar. Isso irá ajudá-lo a ter mais motivação e para si será mais fácil convencê-lo a fazer o que deseja. Se tiver objectivos muito concretos pode mesmo estabelecer uma série de tarefas e recompensas para começar a levar a cabo no início do ano lectivo.

Dormir bem é essencial. Por esse motivo, dedique algum tempo a explicar ao seu filho que um boa noite de sono faz milagres e que dessa forma o dia vai render muito mais (basicamente, vai poder brincar mais – assim deve ser mais fácil para convencer!).

(Visited 157 times, 1 visits today)