Os verdadeiros essenciais para o seu dia-a-dia

8 Abril, 2019

A alimentação saudável é cada vez mais um tema que faz parte das nossas vidas. E a solução pode ser mais simples do que pensamos. Lembra-se da roda dos alimentos?

Criada nos anos 70, a Roda dos Alimentos Portuguesa foi revista em 2003 e, mais recentemente, teve alguns complementos associados aos padrões alimentares mediterrânicos. Actualmente, a Roda dos Alimentos é formada por 7 grupos de alimentos, cada um assume uma dimensão diferente tendo em conta a proporção de peso que deve representar na nossa alimentação diária:

  • Cereais e derivados, tubérculos – 28%
  • Hortícolas – 23%
  • Fruta – 20%
  • Lacticínios – 18%
  • Carnes, pescado e ovos – 5%
  • Leguminosas – 4%
  • Gorduras e óleos – 2%

A água não possui um grupo próprio, mas não deixa de estar representada, uma vez que água é um elemento que faz parte da constituição de quase todos os alimentos.

Portanto, quando fizer a sua lista de compras, tenha em conta que a sua alimentação deve ser:

Completa – comer alimentos de todos os grupo e beber água diariamente;
Equilibrada – ingerir o número de porções recomendado, tendo em conta o peso que é atribuído a cada um na Roda dos Alimentos;
Variada – comer todos os alimentos diferentes que fazem parte de cada grupo, variando diária e semanalmente e de acordo com as diferentes épocas do ano.

Assim sendo, partilhamos as dicas que foram sugeridas para tornar a sua alimentação ainda mais saudável:

  • Escolha alimentos locais e da época
  • Valorize a gastronomia saudável
  • Partilhe refeições
  • Use ervas aromáticas
  • Lembre-se dos frutos gordos
  • Mexa-se e divirta-se (enquanto nós fazemos as suas compras)

Boas refeições!

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