Mas Afinal Porque É Que Se Chama Black Friday?

13 Novembro, 2023

A Black Friday é, atualmente, um dos dias mais aguardados do ano. Na verdade, este evento atrai milhões de pessoas e conta com milhares de marcas que, de forma generalizada, apresentam grandes baixas de preços em vários produtos. Mas porquê Black Friday? De onde vem este nome?

A verdade é que existem várias teorias e algumas delas, nada têm a ver com o conceito que hoje atribuímos a esse dia. Vamos conhecer algumas das histórias?

A Queda do Valor do Ouro

O nome Black Friday tem na história várias referências, e nem sempre foi associada ao dia que hoje conhecemos. De facto, algumas fontes relatam que a primeira vez que o termo foi utilizado foi aquando da queda do mercado do ouro nos Estados Unidos da América em 1869, que ocorreu numa sexta feira e ficou apelidado de Black Friday, de forma a ressaltar o dia negro vivido. Nada a ver com o dia feliz que hoje celebramos.

Mas esta não é a única teoria que não faz referência ao dia mundial dos descontos.

O fim-de-semana de quatro dias

Para além disto, diz-se também que o termo “Black Friday” pode ter tido origem em 1951, ano esse em que no dia seguinte ao dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, um conjunto de trabalhadores se declarou doente para que pudessem usufruir de um fim-de-semana de quatro dias. Nesse dia, um jornal local referiu-se a esse fenómeno como “Black Friday”.

Apesar de estas teorias terem uma base histórica comprovada, nenhuma se relaciona diretamente com o dia de promoções loucas que atualmente conhecemos. Então, mais uma vez, porquê Black Friday

Os valores positivos

Sabia que, em contabilidade, antigamente, os valores negativos, ou prejuízos, eram marcados a vermelho, enquanto que os valores positivos se mantinham a tinta preta? Pois esta característica pode ajudar a fazer sentido do black friday. A verdade é que, de forma a celebrar o início da época natalícia, as lojas faziam e fazem promoções no dia após o dia de Ação de Graças e como tal, muitas vezes, pela afluência dos consumidores às lojas, estas passavam a ter as contas com um valor positivo, ficando por isso a preto. Percebe o porquê do nome Black Friday?

Esta é a teoria que mais se enquadra com a realidade atual, contudo não há provas ou testemunhos que nos permitam dizer com completa certeza que esta é a origem deste dia.

Mas também, não é isso que nos impede de desfrutar e aproveitar a Black Friday! Agora que leu, afinal qual acha a teoria mais provável? Porquê Black Friday?

 

Leia também:

Natal: 3 deliciosas receitas tradicionais de diferentes países

(Visited 33 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close