Todos têm um tipo de café preferido, por isso, reunimos 11 tipos para que consiga identificar facilmente qual é o seu favorito! Quando chega o outono e o tempo mais fresquinho, nada sabe melhor do que uma bebida quente para aquecer a alma! E o café é sempre uma boa solução.
Como se sabe, há cafés para todos os gostos e feitios! Mais ou menos forte, com ou sem adição de sabor, quente ou frio… E a lista continua!
Para que não seja tão confuso e para ajudar a escolher o seu tipo de café, partilhamos algumas sugestões! 😉
Assim sendo, se ficou com vontade de beber café,
pode adicioná-lo já à sua lista de compras.
QUERO 💚
☕ Café Expresso – O café expresso é um clássico
Esta bebida é tirada à pressão sem que se adicione qualquer outro ingrediente. A chávena deve ter cerca de 35ml do café mais puro e, lá está, nada mais para além de açúcar, caso seja essa a sua preferência.
☕ Café Curto/ Ristretto – Para os que gostam mesmo de café
O café curto ou ristretto é ideal para pessoas que gostam do café com o máximo de sabor e intensidade! Esta bebida, servida em chávenas de 25ml a 35ml, é feita nas comuns máquinas de café expresso, mas com metade da água utilizada num expresso, de forma a ficar o mais concentrado possível.
☕ Café Longo – Para os que querem mais
Se querem que o café dure mais um bocadinho, então experimente o café longo! Neste caso, a bebida é servida numa chávena de 50 ml, sendo que é preparada com a mesma quantidade de grãos que o café curto! Ideal para quem adora café, com um sabor mais suave.
☕ Café de saco e solúvel – Bom, rápido e barato
O café solúvel contém menos cafeína do que o café comum, mas não deixa de ser café! Como preparar? Uma chávena com uma colher de chá de café solúvel chega a conter 30 a 90mg de cafeína e basta juntar água ao pó ou passá-la por um filtro. Prontinho!
☕ Cappuccino – Este é para os que gostam de café suave com muita espuma
O cappuccino é uma das formas de beber café mais apreciada no mundo! O verdadeiro cappuccino italiano só leva café e leite numa xícara de 150 a 180 ml. É, sem dúvida, um clássico com um twist.
☕ Garoto/ Pingado – Para quem ainda não está acostumado ao clássico expresso
É uma boa forma de começar a apreciar café. Com menos ou mais leite, este é o tipo de café que é servido numa chávena normal onde, como o nome indica, se acrescentam umas pingas de leite quente ou frio.
☕ Meia de Leite – Típica bebida de pequeno-almoço
Para os que gostam de café, mas preferem bebe-lo de uma forma mais suave para acompanhar um pão quentinho, aconselha-se a meia de leite! Esta bebida, como o nome indica, é caraterizada por ter na sua composição 50% de café e 50% de leite, tudo isto numa chávena bem grande.
☕ Galão – Mais café com leite
Tal como a meia de leite, o galão é uma ótima opção para quem aprecia beber café num copo alto! Esta bebida é feita com cerca de 1/4 de café expresso e 3/4 de espuma de leite e é tipicamente servida num copo de vidro.
☕ Carioca de café – Se gosta de café fraquinho
Para quem prefere um café mais aguado, então o carioca é a melhor opção. Esta bebida, não tão conhecida, tem por cada 30ml de café, cerca de 15ml de água, o que o torna uma bebida bem mais suave e sem o sabor intenso a café.
☕ Café abatanado – Um bocadinho polémico entre os amantes desta bebida
Semelhante ao carioca de café, esta bebida é também uma junção de água e café, mas em vez de ser numa chávena normal, é servido numa chávena grande como se fosse uma meia de leite. Se gosta de café puro, mas acha o expresso muito forte e curto, este é para si!
☕ Café com cheirinho – Este é para quem adora arriscar
O café com cheirinho (ou café com música, para os açorianos e madeirenses) é uma tradição portuguesa que implica juntar uma pinguinha de álcool (tipicamente bagaço, aguardente ou medronho) ao clássico café expresso!
Concluindo: há sempre outras bebidas que ficam bem com café. Se nos escapou o seu tipo de café favorito, partilhe connosco. Vamos adorar saber!
Veja também:
Bolachas de Chocolate caseiras: receita da mãe do Ricardo