O plástico faz parte do nosso dia a dia, quase inevitavelmente. Mas há pequenos passos que podemos dar para reduzir a quantidade de plástico que faz parte das nossas vidas e, desta forma, contribuir para um meio ambiente melhor.

Inspirados no livro “Diga não ao plástico” de Harriet Dyer, partilhamos consigo 12 sugestões práticas para o ajudar a reduzir o consumo de plástico.

HIGIENE

Use sabonete sólido, em vez de gel de banho
Um pequeno gesto que o fará imediatamente reduzir a quantidade de embalagens de plástico que usa no seu dia-a-dia. É certo que o sabonete suja mais as superfícies, mas existem saboneteiras muito bonitas para acomodar o seu sabonete.

Produtos recarregáveis para viajar
Ao preparar a próxima viagem pode reduzir o consumo de plástico e poupar dinheiro. Em vez de comprar propositadamente produtos mais pequenos, opte por ter recipientes (mesmo que sejam em plástico, serão reutilizáveis) para encher com os seus produtos habituais.

LIMPEZA DA CASA

Vinagre para limpar a sanita
O vinagre branco é um excelente auxiliar de limpeza. Apesar de também vir embalado em plástico, pode usar algo que já tem habitualmente em casa e em menor quantidade do que os tradicionais produtos de limpeza. Como fazer? Junte duas colheres de chá de vinagre à água, aguarde alguns minutos e depois pode começar a limpeza.

Bicarbonato de sódio
No seguimento do conceito do vinagre, o bicarbonato de sódio é também um segredo escondido no que respeita à limpeza doméstica. Para problemas com gordura, basta misturar bicarbonato de sódio com água. Para lidar com resíduos incrustados, junte vinagre e deixe actuar. Para nódoas de vinho, faça uma pasta e deixe actuar.

Panos de microfibra
Apesar de muitos panos de microfibra serem feitos com uma mistura de plástico são uma opção sustentável no sentido da reutilização (podem ser usados centenas de vezes) e de evitar comprar produtos de limpeza adicionais (embalados em mais plástico). Há imensas superfícies que ficam bem limpas apenas com um pano de microfibra e uma pequena quantidade de água – depois é só lavar e reutilizar.

Esponja de celulose (esponja vegetal)
Se gosta de esponjas tanto para limpezas domésticas, como para a higiene pessoal, opte sempre por esponjas de celulose (ou esponjas vegetais), pois são feitas com fibra de madeira natural. A maioria das esponjas que encontramos à venda são feitas de plástico, portanto, vale a pena ver os rótulos.

Reutilize roupas e escovas de dentes velhas
Melhor do que comprar panos ou escovas de limpeza pode reutilizar os que já tem em casa. Camisas, lençóis, toalhas, meias, t-shirts, entre outros, podem servir impecavelmente como panos. Enquanto as velhas escovas de dentes são perfeitas para remover sujidade incrustada ou de difícil acesso.

ALIMENTAÇÃO

Saladas em frascos
Substitua recipientes de plástico por recipientes de vidro. A desvantagem do vidro é ser mais pesado, mas as vantagens são importantes: é mais fácil de limpar e reduz o consumo de plástico.

Gelados em cone e não em copos
Sempre que possível, opte por comer um gelado em cone. Caso não goste da bolacha, a mesma irá facilmente biodegradar-se. É uma solução muito simples.

Leve snacks preparados por si em viagens longas
Quando viajámos há uma tendência maior para comprarmos produtos embalados em pequenas saquetas de plástico, pois são mais fáceis de transportar. Contudo, podemos separar tudo com antecedência e guardar em recipientes reutilizáveis. Além disso, pode ser uma forma de escolher soluções mais saudáveis.

ACONDICIONAMENTO

Use pipocas para embalar artigos frágeis
As pipocas são totalmente compostáveis e são uma boa solução para acondicionar artigos frágeis.

Devolva os sacos do Mercadão
Quando fazemos entregas, utilizamos sacos de ráfia, que os nossos shoppers levam de volta. Por vezes, em sua casa deixamos alguns sacos de plástico. Guarde-os e devolva-os na encomenda seguinte. Serão reutilizados pelos nossos shoppers e quando deixarem de estar em condições serão reciclados.

Está pronto para começar a reduzir o consumo de plástico?

Esperamos que estas sugestões tenham ajudado.

Até breve!

(Visited 634 times, 1 visits today)