Ano após ano a chegada de Janeiro traz consigo vontade de mudança. A lista de resoluções é por vezes longa e/ou repleta de complexas promessas, fazendo com que a execução fique comprometida. O lema “menos é mais” aplica-se em muitas coisas na vida. As resoluções não são excepção. A nossa sugestão é que comece por uma divisão de sua casa. E que tal a cozinha? Experimente começar pela despensa ou pelos armários onde guarda os alimentos. Organizar e limpar a despensa poderá trazer-lhe inúmeras vantagens, tais como: ingredientes mais acessíveis, gestão de inventário melhorada, optimização do espaço, menor desperdício alimentar e, atenção, maior poupança! Acreditamos que o dinheiro e o tempo que ganhará com esta mudança compensarão o investimento. Eis as nossas dicas:

  • Esvazie a sua despensa
  • Limpe toda a despensa com os seguintes produtos: água, vinagre, detergente neutro e álcool (assim não contamina a comida que lá vai colocar a seguir)
  • Faça um inventário do que tem e separe todos os produtos estragados ou fora de validade
  • Divida os seus produtos em grupos – massas, cereais, farinhas, frutos secos e sementes, enlatados, especiarias e condimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene
  • Use e abuse de prateleiras, organizadores, contentores e outros objectos que optimizem todo o espaço da sua despensa (a porta é também um espaço útil)
  • Disponha os alimentos na sua dispensa por grupos, com os rótulos virados para a frente e por data de validade

E voilá, despensa limpa e organizada. Aconselhamos também que mantenha um bloco de notas perto da despensa para que a próxima compra no Mercadão seja ainda mais fácil.

(Visited 1.054 times, 1 visits today)