Sabemos bem quem somos como profissionais. Mas como seremos no nosso dia a dia pessoal? O que gostamos de fazer? Onde gostamos de ir? É uma descoberta que acreditamos ser valiosa enquanto equipa e que poderá ser uma fonte de inspiração para quem nos acompanha. Para começar, queremos partilhar convosco quem somos enquanto leitores. Mas, antes, vejam o que descobrimos quando realizamos uma sondagem sobre o Clube de Leitura Mercadões:

• Gostamos maioritariamente de ler à noite (alguns dizem que é para adormecer 🤭)
• Quase todos estão a ler 1 livro, mas alguns têm a mania e lêem vários ao mesmo tempo 🤓
• Temos gostos diversificados e, por isso, somos mais ricos e criativos na hora de dar ideias e resolver problemas 💡

Mas afinal… quem lê o quê?

Leia também:
Os 6 passos para um estudo eficaz
Leitura infantil – A importância de ler para/com a criança

18 livros do Clube de Leitura #mercadões

1 – Se Isto é Uma Mulher – Sarah Helm

A Joana Silva (Product Owner) gosta de leituras sobre a II Guerra Mundial e agora está a saber mais sobre Ravensbrück, um campo de concentração concebido só para mulheres. Título que chamou a atenção dela porque leu anteriormente Se Isto é um Homem, de Primo Levi. Curiosamente, a Joana pertence a uma rara espécie no Mercadão, que considera que “todos os momentos são bons para ler”. 🤓

Capa do livro SE ISTO É UMA MULHER

2 – Outra História, Outras Estórias – Adérito Tavares

Já o Ricardo Monteiro (COO) está a avivar a memória sobre uma matéria que por vezes nos vamos esquecendo – a História – e a descobrir as origens de certas expressões populares e porque ainda são usadas hoje em dia. 😊 É da conhecida espécie que lê à noite.
CAPA DO LIVRO Outra História, Outras Estórias – Adérito Tavares

3 – The Power Of Habit – Why we do what we do and how to change – Charles Duhigg

Quanto ao Francisco Soares (Sales & Growth Manager), está virado para a ciência e a aprender a contrariar os hábitos (como um todo). 💡 Não é conhecida a espécie de leitor à qual pertence relativamente ao horário de leitura.
CAPA DO LIVRO THE POWER OF HABIT

4 – Mude de Horário, Mude de Vida – Suhas Kshirsagar e Michelle Seaton

Enquanto isso, a Naiara Back (Marketing Manager) quer entender melhor como a cronobiologia influencia o seu dia a dia e, assim, criar e implementar novos hábitos que lhe permitam trabalhar a favor do ritmo natural do corpo. Como está em transição de horários, não sabemos a que horas gosta de ler. 😲⏰
CAPA DO LIVRO Mude de Horário, Mude de Vida – Suhas Kshirsagar e Michelle Seaton

5) Amazon Unbound – Jeff Bezos And The Invention Of A Global Empire – Brad Stone

A Bruna Almeida (Head of Customer Experience) parece não conseguir desligar a 100% do trabalho. Ou melhor, está dedicada a melhorar enquanto profissional. 💪 Divide o seu tempo de leitura entre dois livros, intercalando entre o Amazon Unbound e Customer Manipulation: How to influence your customers to buy more and why an ethical approach will always win, de Chloe Thomas.

CAPA DOS LIVROS Amazon Unbound e Customer Manipulation: How to influence your customers to buy more and why an ethical approach will always win

6 – Os Ditadores – Richard Overy

Já o Ricardo Lopes (CMO) anda à volta de biografias. Começou por Sá Carneiro, depois passou para Pinto Balsemão e, atualmente, fez uma pausa em ambos e dedicou-se a Os Ditadores. Com este livro pretende relembrar o contexto, as ações e como a propaganda manipulou massas, o que, à falta de melhor palavra – é fascinante. Lê muito sobre isto para contar aos filhos e não se esquecer da história. Pertence à espécie que lê apenas à noite. 📖

CAPA DO LIVRO Os ditadores

7 –  Jerusalém – Simon Sebag Montefiore

Quanto ao Dinis Azevedo (Head of Recruitment), está mergulhado num livro daqueles fininhos, com 700 páginas. 🤓 O Dinis adora História! Esta escolha em particular foi porque quer saber mais sobre Jerusalém, casa de três religiões tão distintas, e sobre o médio oriente, lugar que o fascina e que quer visitar em breve.
CAPA DO LIVRO Jerusalém – Simon Sebag Montefiore

8 – Da prática e da contradição – Mao Tsé-Tung

Também interessada por História, a Mónica Amorim (Head of Operations) acabou o livro 1808, de Laurentino Gomes e agora começou Da prática e da contradição – pois gosta de conhecer crenças políticas de todos os géneros. Faz parte da conhecida espécie de leitores noturnos, embora aprecie bastante ler nas férias – em silêncio (se isso é possível, já é outra história 🤯). Até porque há uns pequenotes lá em casa para entreter e uma das melhores formas de o fazer é a ler. O leão que temos cá dentro está sempre por perto. Uma boa sugestão para miúdos e graúdos.
CAPA DO LIVRO Da prática e da contradição e O leão que temos cá dentro

9 – Record of a Spaceborn Few (the Wayfarers Series) – Becky Chambers

O João Rodrigues (Head of Data) é daqueles que lê vários livros ao mesmo tempo “para ir variando”. Record of a Spaceborn Few (the Wayfarers Series) faz parte de uma série de livros de ficção científica, escritos por uma mulher, com uma perspetiva surpreendente. 👩‍🚀 Também está a ler The Chief Data Officer Management Handbook (habitualmente nos intervalos e ao final do dia) e 2001 Odisseia no Espaço. Como gosta de ficção científica, de fantasia e também como fã do clássico de Stanley Kubrick, ficou com curiosidade de pegar neste livro (que lê à noite, aos fins de semana e nas férias).
CAPA DO LIVRO Record of a Spaceborn Few (the Wayfarers Series) – Becky Chambers

9 – O Infinito num Junco – Irene Vallejo

A Martinha Almeida (Head of Finance/Adm) está a ler este livro num ápice. A escolha deste título prende-se com a curiosidade sobre as origens da leitura, bem como com a vontade de perceber como através a leitura conseguirmos ir para lá de nós mesmos. 💭 Não fugindo à regra, a Martinha pertence à espécie que gosta de ler à noite.
CAPA DO LIVRO O Infinito num Junco – Irene Vallejo

Por enquanto, já se identificaram com alguma das leituras propostas? 🤔
Os nossos colegas estão tão empenhados que quase tivemos de fazer dois artigos sobre a temática. Bem… agora que já tiveram uns segundos para respirar, vamos continuar a ver tudo o que se passa no clube de leitura #mercadões.

10 – A Era da Inteligência Artificial – Henry A Kissinger, Daniel Huttenlocher e Eric Schmidt

Há mais pessoas com a mania de ler vários livros ao mesmo tempo – a Alexandra Matos (Head of Content) é uma delas (embora, alguns não chegue a terminar! 🙈). Atualmente está a tentar perceber qual o impacto que a Inteligência Artifical poderá ter nas nossas vidas e como será a relação entre humanos e IA. Além disso, está numa leitura mais profunda, com relatos sobre a guerra na Síria recolhidos entre 2012 e 2016: The Morning They Came For Us: Dispatches from Syria, de Janine di Giovanni. Quanto a horários, a Alexandra é da espécie que lê à noite e durante o dia aos fins de semana.

CAPA DOS LIVROS A Era da Inteligência Artificial e The Morning They Came For Us: Dispatches from Syria

11 – A Americana que Queria ser Rainha de Portugal – A incrível história de Nevada Hayes, Mulher de D. Afonso, Duque do Porto – Ana Anjos Mântua

Apenas um pouco tendencioso, segundo o próprio, o João Mântua (Graphic Designer) terminou uma leitura que lhe é bastante familiar 👀 – não, o nome não é só uma coincidência.
CAPA DO LIVRO A AMERICANA QUE QUERIA SER RAINHA DE PORTUGAL

12 – Talk Like TED – Carmine Gallo

Entretanto, a Francisca Mendes (PMO) tinha muito interesse em perceber quais os elementos chave para uma apresentação bem-sucedida. Este livro analisa as apresentações mais vistas das famosas TED Talks, e as técnicas que os principais palestrantes do formato usam para tornar uma apresentação mais dinâmica, estimular qualquer público e dar a confiança necessária para superar o medo de falar em público. Só para contrariar, 😆 a Francisca não revelou os horários de leitura, mas contou-nos quais os sítios preferidos para ler, que são: a praia, esplanadas, durante viagens e à lareira no inverno.
CAPA DO LIVRO Talk Like TED – Carmine Gallo

13 – A Propósito de Nada – Autobiografia – Woody Allen

Apaixonada por cinema, para a Bruna Castelão (Customer Care Trainee) o Woody Allen é uma referência. Acima de tudo, quer saber mais sobre a vida dele, o percurso profissional, o processo criativo e, claro, sobre alguns pormenores da vida pessoal. Está a achar o livro cativante! 📽
CAPA DO LIVRO A Propósito de Nada – Autobiografia – Woody Allen

14 – Todos os Nomes – José Saramago

Depois de receber uma prenda inesperada (e muito apreciada), a Andreia Correia (Head of Design UX) dedicou-se ao livro de José Saramago. Está a gostar da leitura, que partilha, sempre que o tempo o permite, com outro livro que mostra bem a fase bonita pela qual está a passar (foi mãe recentemente 👶) – Menina, Mulher, Mãe, de Tânia Correia.
CAPA DO LIVRO Todos os Nomes – José Saramago

15 – Vinte Grandes Mulheres do Século XX – Inês Pedrosa

Já a Maria Pires (Financial Assistant) quis saber mais sobre a vida destas mulheres e de que forma marcaram o seu tempo 👩👩‍🦳. Pertence à espécie que lê à noite, mas sempre que tem oportunidade (por exemplo, se estiver numa fila ou sala de espera) podem facilmente encontrá-la com um livro na mão.
CAPA DO LIVRO 20 GRANDE MULHERES DO SEC XX

16 – Minha Querida Inês – Margarida Rebelo Pinto

A Matilde Mendonça (Content Manager Trainee) está debruçada sobre a História de D.Pedro e D.Inês 👸🤴. Na verdade, os romances históricos são o estilo dela. Ultimamente parece que lê para dormir, mas o que gosta mesmo é de ler no Verão, na praia.
CAPA DO LIVRO Minha Querida Inês – Margarida Rebelo Pinto

17 – The Denial of Death – Ernest Becker

Parece que o Luís Cabral (Head of Finance) é dos que não gosta de estar parado no que respeita à leitura. 🧐 Comprou How to Stop Worrying and Start Living – Dale Carnegie, porque quando foi à livraria The Quick and Easy Way to Effective Speaking estava esgotado. Está a ler The Denial of Death, pois é um livro que ensina a viver com a nossa própria fatalidade, bem como a compreender os comportamentos humanos. Além disso, ainda lhe sobra tempo para A Menina Silenciosa, de Hjorth e Rosenfeldt – porque volta e meia precisa de uns livros mais leves para limpar a mente (leves no sentido de leitura, porque é um thriller nórdico).

CAPA DO LIVRO The Denial of Death – Ernest Becker

18 – Daily Rituals: Women at Work – Mason Currey

Por fim, a Mariana Fraga (Designer UX) também é das que lê mais que um livro ao mesmo tempo. Neste momento está a acabar o Como avalia a sua vida, que lhe foi sugerido por um amigo: é de fácil leitura e com reflexões desafiadoras. Também tem na mesinha de cabeceira o livro Daily Rituals: Women at work, que encara como uma forma de se sentir inspirada por tantos exemplos de mulheres extraordinárias. 💪
CAPA DO LIVRO Daily Rituals: Women at Work – Mason Currey

Com tantas propostas, podemos afirmar que se está a formar um verdadeiro clube de leitura #mercadões. 😍 Quem se quer juntar? 🙋‍♀️🙋‍♂️

(Visited 340 times, 1 visits today)