A leitura é uma actividade crucial para o desenvolvimento cognitivo de uma criança, criando estímulos nela. Desde cedo, coisas visualmente apelativas como formas e cores despertam a curiosidade das crianças. Actualmente, a literatura infantil já é muito baseada nestes elementos para captar o interesse dos mais novos.

Leitura infantil – Porque é tão importante ler paracom a sua criança

Com a introdução, por parte dos adultos, da leitura de histórias no dia-a-dia das crianças, estas começam a desenvolver as suas capacidades, tanto de escrita como de compreensão, ainda antes de entrarem para a escola. Além disso, também se começam a aperceber da orientação da escrita (de cima para baixo e da esquerda para a direita) e a reconhecer diferentes letras e sinais numa forma contextualizada. A prática da leitura deve ser mantida durante o crescimento da criança, incluindo o tempo escolar.

 

Escolha

Leitura infantil – Porque é tão importante ler paracom a sua criança
As crianças devem eleger o livro que querem ouvir/ler, de acordo com as suas preferências. Se for sobre um tema que gostam, estarão mais interessadas em aprender e não ficarão frustradas por ouvir a história. Os livros para escolha devem conter figuras coloridas e a quantidade de texto deve ser directamente proporcional à idade e aos conhecimentos da criança. Deste modo, deve começar com um livro com pouco texto e ,gradualmente, introduzem-se livros com textos mais longos.

 

Momento em Família

Leitura infantil – Porque é tão importante ler paracom a sua criança
Torne o momento de leitura uma experiência agradável em família! Faça perguntas e adivinhas sobre o que se está a ler, dramatize ou use fantoches que permitam um maior envolvimento da criança com a história. Posteriormente, pode até pedir para desenhar o que se lembra da história ou para contar as partes que gostou mais. Este momento tanto pode ser às refeições, como durante o banho (utilizando livros de plástico) ou mesmo antes dormir.

Além disso, incentive visitas às bibliotecas e feiras do livro, onde as crianças possam manusear os livros expostos. Estas práticas apoiam o interesse pela leitura, o desenvolvimento da capacidade cognitiva e da imaginação, proporcionando ainda a oportunidade para ouvir leitura fluente.

(Visited 1.092 times, 1 visits today)