No Mercadão apostamos no digital, mas continuamos a gostar das boas tradições portuguesas. Nesta Páscoa, queremos valorizar algumas das mais carismáticas tradições de Norte a Sul de Portugal.

Leia também:
Páscoa: Como pôr a mesa!
Empratamento para impressionar – O seu melhor prato

Tradições culturais do Minho ao Algarve

📍 Minho

Iniciamos a viagem pelo Jantar do Mordomo é o nome pomposo para o banquete que junta pessoas de determinada freguesia, onde é eleito um mordomo que transporta a cruz e paga a refeição de todos. Esta tradição tem lugar em cidades como Viana do Castelo e Ponte de Lima.

📍 Braga

Já na Procissão da Burrinha, a imagem de Nossa Senhora é transportada, tal como o nome indica, por uma burrinha. Para realçar a importância deste evento, há flores, luzes e incenso espalhados pela cidade.

📍 Beiras

Seguimos para o Enterro do Bacalhau, um cortejo composto por três sermões: Vida e Morte do Bacalhau, Testamento do Bacalhau e as Exéquias do Bacalhau, que decorrem ao som da macha fúnebre de Chopin.

📍 Alentejo

Castelo de Vide é palco da Benção dos Cordeiros, uma celebração onde os pastores levam os rebanhos até ao centro da vila para estes serem benzidos e depois vendidos.
A Chocalhada, por sua vez, é um evento noturno, que anima as ruas de Castelo de Vida, com as pessoas a percorrerem a vila em ambiente de festa e ao som, quase ensurdecedor, dos chocalhos.

📍 Algarve

E chegamos à Procissão das Flores, em São Brás de Alportel, que é uma homenagem à ressureição de Cristo. Aqui, meninos e homens compõe duas filas paralelas nas laterais do tapete de flores, enquanto seguram tochas de flores coloridas nas mãos.

 

As tradições gastronómicas por região

Agora, vamos fazer uma Volta a Portugal pelos elementos gastronómicos que se destacam na Páscoa.

📌 Minho

Comecemos pelo Norte, onde o final jejum da Quaresma é celebrado com carne. Além do cabrito, faz parte da tradição comer bolas e folar de carne.

📌 Douro

Aqui, o rei é o lombo de boi. Embora o cabrito assado também seja muito apreciado.

📌 Trás-os-Montes

Cada cidade tem o seu folar, por exemplo, Folar de Chaves, Folar de Mirandela, Folar de Vinhais, Folar de Bragança, entre outros. Mas, não é apenas o folar que faz parte da tradição desta região, também o cordeiro, o borrego e o cabrito são muito apreciados.

📌 Beiras

Nesta região, os pratos preferidos para esta celebração são o leitão assado e o bacalhau.

📌 Algarve

Posto isto, chegamos ao Sul de Portugal para encontrar uma grande iguaria de Páscoa: o folar de Olhão, ou folar de folhas, que tem a canela, o açúcar amarelo, o limão e a manteiga como principais ingredientes.

Algumas tradições transversais a todo o país

💚 Seja no Norte ou no Sul, há elementos que não faltam numa casa portuguesa, sendo eles: os saborosos ovos de chocolate, as amêndoas (ai que delícia!), o mítico pão de ló, um bom vinho à mesa e, claro, tudo bem entregue pelo Mercadão.

Este ano, mantenha a tradição e compre tudo o que precisa para a sua Páscoa no Mercadão.

Compras da Páscoa 🛒

(Visited 442 times, 1 visits today)