O almoço da Páscoa é um dos pontos altos desta ocasião, pois é o momento perfeito para reunir a família e partilhar uma boa refeição.

Seja para uma família grande ou pequena, há sempre cuidado em ter uma mesa bonita, sendo, também, uma oportunidade para usar algumas loiças e acessórios mais elaborados, ideais para adornar a mesa.

Mas como o dia pode ser atarefado, a palavra-chave é organização! Para que não falte nada no dia de Páscoa e tudo corra sem qualquer percalço, o melhor a fazer é mesmo uma lista.

Eis o que precisa de ter em conta antes de começar a pôr a mesa:

1º Defina um número de convidados, tendo em conta o espaço e orçamento disponível. Convide as pessoas 1 a 2 semanas antes, de modo a saber quantas pessoas irão estar presentes e ter tempo para planear todos os pormenores.

2º Depois de saber o número de pessoas que irá receber pode começar a idealizar uma ementa.

3º Após elaborar um esboço da ementa verifique a sua despensa e o frigorífico, de modo a perceber o que possuiu e o que precisa de comprar. Uma vez feita a revisão de stock, procure os produtos em falta no Mercadão!

Dicas para pôr a mesa:

Uma mesa elegante e cuidada é imprescindível em qualquer evento, e acrescenta sempre valor a uma refeição. A Páscoa é uma época festiva que lhe permite ser criativo e decorar a sua mesa de refeição com pequenos e simples elementos temáticos.

1º Escolha tons suaves mas coloridos, característicos da estação primaveril.

2º A toalha pode ser branca (não tenha receio do branco sobre o branco), no entanto, caso queira dar um toque mais decorativo, opte pelos caminhos de mesa, que podem contrastar com a toalha.

3º Os pratos devem ser colocados uns em cima dos outros, o da refeição seguido do da sopa. Os marcadores são uma opção, se já tem toalha na mesa e desejar usar, pode fazê-lo como mais um elemento decorativo.

4º Os talheres, colocados na vertical, devem corresponder à ordem pela qual serão utilizados (os da entrada ficam do lado de fora e os dos pratos principais ficam do lado de dentro).

5º Quanto aos copos, coloque na mesa apenas os que usar na refeição, por norma, apenas água e vinho. Para não acumular muitos copos na mesa, pode trocar os copos quando trocar os pratos.

6º Tendo em conta que é uma ocasião formal, opte por guardanapos de tecido. Estes podem ser colocados à direita ou à esquerda.

7º Coelhos, ovos, amêndoas e pombas brancas são opções seguras nesta ocasião. Espalhe-os harmoniosamente adornando os pratos e o centro.

8º Imprima pequenas etiquetas (personalizadas com os elementos anteriormente mencionados) com os nomes dos convidados e identifique o lugar de cada um.

Regra geral, os anfitriões sentam-se à cabeça da mesa, lado a lado ou cada um numa ponta da mesa, à esquerda os homens e à direita as mulheres – ambos por ordem decrescente de idades. Por norma o anfitrião serve-se primeiro, depois são servidas as mulheres e por último os homens.
Por vezes, é mais prático (e divertido), preparar uma mesa à parte para as crianças, deixando-as mais à vontade para falarem e brincarem!

Acima de tudo, desfrute deste dia.

Boa Páscoa!

(Visited 416 times, 1 visits today)