A harmonização de vinhos e chocolate pode não ser óbvia, mas é certamente deliciosa. De facto, vários chefes propõem juntar os vinhos com os mais diversos alimentos, de forma a fazer sobressair os sabores, não só da comida como também dos vinhos em si.
Por isso, o chocolate, em todas as suas variedades, é um dos alimentos mais utilizados nestas experiências.
Dicas para harmonizar o vinho com chocolate 🍷🍫
De forma a conseguir a melhor experiência, aqui estão algumas dicas sobre como melhor harmonizar o vinho com os diferentes tipos de chocolate.
De leite
Este é o clássico dos chocolates, para além de ser o mais famoso, é também um dos chocolates mais fáceis de harmonizar com vinho. Com efeito, graças ao sabor docemente equilibrado do chocolate de leite, tanto os vinhos brancos (mais doces) como os vinhos tintos (mais moderados) são uma excelente opção.
Branco
Aqui o tema pode ser sensível, já que o chocolate branco não é do agrado de todos. Denominado por muitos como “o falso chocolate”, pelo seu sabor mais doce, tende a combinar melhor com vinhos mais doces e leves, como os vinhos brancos, rosés ou até espumantes.
Preto
Conhecido como o chocolate mais “puro”, por ter um sabor carateristicamente amargo e intenso, exige um vinho capaz de o acompanhar. Por isso, são recomendados os vinhos mais fortes, como os tintos. Além disso, sugerimos também que experimente o chocolate preto com vinho do Porto.
Caramelo
Esta junção entre a amargura do cacau e o teor gorduroso e salgado do caramelo, torna este chocolate peculiar e exige um vinho com caraterísticas semelhantes. Por isto, os especialistas recomendam um espumante ou um vinho mais doce, como um moscatel. Aliás, os mais aventureiros podem mesmo optar pela harmonização do chocolate de caramelo com um vinho do Porto branco.
Então, ficou com vontade de experimentar estas combinações? 😋
Leia também:
Bolo de Cenoura caseiro e fácil: receita da avó da Joana