Vinho do Porto: Tipos e Curiosidades

27 Janeiro, 2023

O vinho do Porto é dos vinhos mais reconhecidos e apreciados por todo o mundo. De facto, esta bebida produzida na Região Demarcada do Douro, no Norte de Portugal, é uma bebida diferenciada, não só pelo seu método de produção caracterizado pela interrupção do processo de fermentação como pelo seu alto teor de álcool (entre os 18% e os 22%).
Contudo, os vinhos do Porto não são todos iguais. De facto, há vários tipos de vinho do Porto no mercado, ora veja.

Tipos de vinho do Porto

Existem vários tipos de vinho do Porto, incluindo:

Porto Ruby

Primeiramente, o Porto Ruby. Este tipo de vinho do Porto é o mais comum e menos dispendioso. É produzido com uma variedade de castas e é envelhecido por um curto período de tempo, cerca de 2 ou 3 anos, em grandes pipas de carvalho.
Consequentemente, tem tipicamente um sabor frutado e encorpado.

Porto Tawny

Ora, o vinho do Porto Tawny tem um processo produtivo semelhante ao do Porto Ruby, contudo o envelhecimento do vinho é feito em pequenas pipas de carvalho, onde é permitida a oxidação do vinho. Como resultado, apresenta uma cor mais acastanhada e um sabor com aromas de frutos secos e caramelo.

Porto Branco

Este vinho branco é produzido com castas brancas e tem um período de envelhecimento curto. Por isso, o vinho do Porto branco tem uma cor clara e tem um sabor leve e doce.

Porto Vintage

O vinho do Porto vintage é um vinho mais exclusivo e dispendioso. De facto, este vinho é produzido com as melhores uvas do mesmo ano e envelhecido em pipas de carvalho por cerca de 2 ou 3 anos e depois podem passar décadas a envelhecer nas garrafas. Assim sendo, esta é uma bebida encorpada e tem, indubitavelmente, um sabor rico e complexo.

Late Bottled Vintage (LBV) Porto

Por último, o Late Bottled Vintage Porto é uma alternativa ao Porto Vintage, tendencialmente mais barata que se distingue dos outros vinhos por passar cerca de 4 a 6 anos a envelhecer antes de ser engarrafado. Este vinho não necessita ser decantado e um sabor semelhante ao vintage, mas menos complexo.

Existem, como pode ver, vários tipos de vinho do Porto, cada um com as suas características e sabores.

Comprar vinho do Porto

Curiosidades sobre o vinho do Porto

Agora que sabe os diferentes tipos de vinho do Porto disponíveis, aqui estão algumas curiosidades sobre esta bebida típica do Norte de Portugal:

  • O LBV é o vinho do Porto premium favorito no Reino Unido e Canadá;
  • A região vinícola do Douro é a mais antiga do mundo;
  • Cerca de 80% do vinho do Porto é exportado;
  • A região vinícola do Alto Douro é Património da UNESCO.

Leia também: 

Harmonização de Vinho e Chocolates

(Visited 210 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close