Como decantar um vinho em 3 breves passos

20 Janeiro, 2023

Decantar o vinho antes de o consumir é, com toda a certeza, obrigatório para os apaixonados por vinho. De facto, os experts reforçam constantemente a necessidade de deixar o vinho arejar de forma a conseguir a melhor experiência vinícola.

O que é decantar um vinho?

Para começar, vamos ao conceito de decantar vinho: este é um processo que consiste na passagem do vinho da sua garrafa de origem para um decantador. Assim, este processo expõe mais a bebida ao oxigénio, o que permite, não só suavizar o vinho, como também permite libertar vários aromas presentes no mesmo. De facto, a decantação ajuda a conseguir o melhor sabor do vinho.

1) Como decantar um vinho? 🍷

Posto isto, a dúvida que surge é como o fazer corretamente. Muitas vezes o vinho é guardado na horizontal, pelo que, antes de decantar o vinho, é necessário deixar o mesmo na vertical pelo menos 12 horas antes de iniciar o processo. Depois destas horas com o vinho pousado direito, pode abrir a garrafa e, lentamente, verter o mesmo no decantador. Assim, o tempo que deve deixar o vinho no decantador antes de servir depende do tipo do vinho.

2 ) Quanto tempo deixar o vinho no decantador antes de servir? 🍷

De facto, antes de servir o vinho, este deve-se manter no decantador durante algum tempo. No caso do vinho tinto, não deve nunca ser servido antes de ter estado 25 minutos no decantador, mas à medida que o vinho aumenta de intensidade pode ficar até 2 horas. Se, por exemplo, se tratar de vinho branco ou rosé, estes devem ficar 15 minutos no decantador antes de servir e nunca passar os 30 minutos.

Apesar do tempo de espera ter de ser respeitado, este fator não é único que influencia o estado em que o vinho vai ser servido.
Na verdade, o tipo de decantador que se usa, também tem muita influência na qualidade do vinho servido.

3) Qual o decantador certo para cada tipo de vinho? 🍷

Existem, como sabemos, vários tipos de decantador, uns com os pescoços mais compridos que outros, com bases de diferentes tamanhos e de vário feitios.
Ora, quando se trata de um vinho tinto encorpado é importante que se use um decantador com a base mais larga. Se se tratar de um vinho tinto menos encorpado, é importante que o decantador tenha uma base média e, se se tratar de outros vinhos , como um branco ou rosé, a base pode ser pequena.

Em conclusão, agora que já sabe todos os passos do processo de decantação e de como trazer do vinho os melhores sabores, do que é que está à espera para começar a provar vinho?

Leia também:

Harmonização de vinhos e chocolate

(Visited 210 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close