A Casa do Caminho – A sua doação faz a diferença

12 Outubro, 2022

A Casa do Caminho é uma instituição de acolhimento temporário de crianças desde os 0 aos 12 anos. Na prática, a Casa tem como missão Acolher, Cuidar, Proteger e Dar Carinho a crianças em perigo, promovendo o seu desenvolvimento integral e a concretização do seu projeto de vida. E fazem-no há 34 anos! Assim sendo, durante o mês de Outubro, poderá fazer uma doação a esta associação, através do Mercadão Solidário.

Veja também:
Como fazer uma doação

Sendo uma instituição que funciona 24 horas por dia, há sempre muita coisa a acontecer. No fundo, a Casa é a família das crianças, pelo que passa pelas rotinas diárias de higiene, alimentação, terapias, deslocações para a escola, regresso da escola, entre outros.

 

❤️ Quais são os objetivos da Casa do Caminho?

Ser reconhecida como instituição de apoio a crianças em perigo e aos seus familiares, privilegiando um atendimento de qualidade assente em boas práticas, inovadoras e consolidadas, concretizado por uma equipa qualificada, num ambiente favorável ao seu equilíbrio emocional e físico.

 

🥰 Como é feito o processo de acolhimento de uma criança?

A Casa do Caminho acolhe crianças que possam estar em perigo. Ou seja, uma vez na Casa, há todo um processo de normalização e rotinas no sentido de trabalhar no seu desenvolvimento integral, intervenção terapêutica e escolar.

 

😇 Quais os pontos fortes e os desafios desta associação?

Os desafios são muitos e os constrangimentos também. Efetivamente, há constrangimentos financeiros, contornáveis com a amizade de muitos, a receção de donativos e a contribuição dos associados. Ainda assim, a Casa do Caminho dispõe de uma equipa técnica altamente especializada, sendo uma força motriz no trabalho diário com as crianças.

 

🥳 Que tipo de atividades desenvolvem?

O foco são as crianças pelo que todas as atividades passam pelo cuidar de cada uma delas, no sentido de as fazer sentir protegidas, dar carinho e colo. Ou seja, tudo aquilo que todas as crianças necessitam e que está previsto na Convenção dos Direitos das Crianças.

 

😊 Como foi o caminho até aos dias de hoje?

A origem desta associação assenta num profundo sentimento de solidariedade para com as crianças em risco. De facto, foi a partilha deste sentimento que levou três amigas, envolvidas em serviços de voluntariado, a empenharem-se na construção deste projeto. Assim, a 11 de outubro de 1988, A Casa do Caminho foi constituída como Associação. Após duas instalações provisórias onde foram acolhidas primeiro 10 e depois 20 crianças, tem, desde 1997, instalações próprias e construídas de raiz para o efeito, estendendo a capacidade da Casa para 60 crianças.
De destacar também que, em 1992, receberam a distinção de Primeira Unidade de Emergência Infantil do Norte, chamando à responsabilidade os vários atores – Estado, Instituições, Comunicação Social, Grupos Políticos, Religiosos e Sociais e o Cidadão Comum – sob o apelo “Todas as crianças têm direito a ter um colo!”

 

😁 Quantas crianças foram ajudadas?

Em resumo, ao longo destes 34 anos, a Associação A Casa do Caminho acolheu, cuidou e protegeu 862 crianças. À data de hoje, tem ao seu cuidado 30 meninos e meninas entre os 0 e os 12 anos.

 

Concluímos, assim, que nesta associação há um mundo de histórias irrepetíveis, pois cada criança é única na sua singularidade.

Se desejar, pode fazer já a sua doação à Casa do Caminho, através do Mercadão Solidário.

Obrigado 💚

(Visited 393 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close