Bagos D’Ouro – Ajude a investir no futuro de crianças e jovens

13 Novembro, 2023

A Bagos D´Ouro trabalha há mais de 13 anos na região do Douro, para que todas as crianças e jovens tenham igualdade de oportunidades e para que as novas gerações assumam um papel ativo na inversão do ciclo de pobreza e exclusão social da região.

Com efeito, a Bagos D’Ouro tem uma atuação direta em 7 concelhos (Alijó, Armamar, Mesão Frio, Murça, Sabrosa São João da Pesqueira e Tabuaço) e conta com uma equipa de 8 Psicólogos. Acompanham crianças e jovens desta região desde o momento em que são sinalizados pela organização até à sua integração na vida ativa, na sua primeira experiência profissional. Assim sendo, estão presentes nas suas vidas através de sessões de acompanhamento semanais e presenciais, em casa e na escola, nas quais trabalham a autorregulação emocional, comportamental e da aprendizagem, métodos de estudo, competências digitais, o processo de exploração vocacional e a integração profissional.

Durante os meses de Novembro e Dezembro de 2023 a sua doação na loja Mercadão Solidário será entregue à Bagos D’Ouro.

Acompanhamento de proximidade

A Bagos D´Ouro surgiu de uma vontade de criar impacto na região do Douro, combatendo um dos vários problemas existentes na região. Com raízes e ligações ao Douro, os dois fundadores observaram que as crianças e jovens não tinham acesso às mesmas oportunidades educativas.  Consequentemente, os seus percursos educativos eram limitados e pouco ricos em experiências. Estas limitações prendem-se não só pelas caraterísticas geográficas da região, mas também pelas condições socioeconómicas das suas famílias.

Volvidos 13 anos, encontramos uma região isolada e desertificada, onde por 100 crianças ou jovens há 274 idosos (dados Pordata). Onde, pela distância e os escassos transportes, aqueles estão impedidos de, ao fim do dia e aos fins de semana, frequentarem atividades extracurriculares e conviverem com os seus amigos. Para alguns deles terminar o 12.º ano é um feito, ir para a faculdade é uma miragem.

Por isso, a Bagos D´Ouro é a estrutura e o apoio educativo que estas crianças e jovens necessitam. Fazem-no por meio de um acompanhamento de proximidade, a longo prazo e personalizado. Desta forma, dão resposta às várias necessidades educativas dos seus percursos, como promovendo e desenvolvendo várias experiências educativas, essenciais para os seus processos de crescimento e desenvolvimento.

Trabalho contínuo para enfrentar todos os desafios

Um percurso educativo não se muda num mês ou em 2 anos. Assim sendo, estes os principais desafios prendem-se pelo facto da Bagos D’Ouro atuar num território isolado, com pouco investimento e, consequentemente, com poucas oportunidades educativas. Como é comum neste tipo de organização, a sustentabilidade da organização é um grande desafio.

Mas, claro, há também que destacar o facto desta organização não parado de crescer. A estratégia de crescimento sempre com o foco na sustentabilidade, permitiu chegarem a 7 concelhos da região do Douro, bem como um aumento do número de beneficiários acompanhados pela organização em cada concelho. Além disso, atualmente, contam com 27 estudantes a frequentar o ensino superior e 12 jovens integrados no mercado de trabalho. São números que orgulham a Bagos D’Ouro.

Combate às desigualdades educativas

Efetivamente, o principal objetivo da organização é combater as desigualdades educativas e conseguir proporcionar as experiências necessárias para apoiar as crianças e jovens ao longo do seu percurso.
Do ponto de vista estratégico, a longo prazo, o objetivo é alargarem a intervenção da organização a todos os concelhos da região do Douro e aumentar o número de beneficiários acompanhados em cada concelho. Conseguindo, assim, apoiar todas as crianças e jovens com fragilidades a nível educativo. A médio prazo (próximos 3 anos), estão a preparar a expansão da Bagos D´Ouro para um 8.º concelho na região.

Experiência educativas para promover competências sociais e educativas

A par do acompanhamento presencial e regular, ao longo do ano letivo realizam-se um conjunto de experiências educativas com o objetivo de promover competências pessoais, sociais e educativas, que são extensíveis também às respetivas famílias.

Exemplos de algumas atividades:

  1.  Faz Parte: é um projeto de expressão artístico, concretizado através de um conjunto variado de workshops, orientados por educadores artísticos, arquitetos, ilustradores, grafiteres e designers. Pela inspiração do território e as comunidades que integram, os nossos Bagos D´Ouro são desafiados a criarem peças de arte. Depois, estas resultam numa exposição em espaço público, em livros ilustrados, postais, selos e cartas, recorrendo às técnicas artísticas ensinadas nos workshops.
  2.  Take Action: programas de 5 dias, em formato residencial, desenhados para os estudantes de 2.º e 3.º ciclo, secundário e superior. Estes pretendem desenvolver o imaginário profissional, criar expectativas de futuro, promover conhecimento do percurso escolar e profissional.
  3. Estágios de Verão: estes estágios são realizados em empresas e entidades nas áreas específicas da sua formação superior, permitindo contactar com antecedência e concretamente com as várias saídas profissionais das suas áreas de estudo.
  4. Festa de Natal/Cerimónia de Entrega de Diplomas: dois momentos de celebração, aliados à oportunidade de juntar todas as famílias Bagos D´Ouro num momento de partilha.

Agora que já sabe tudo sobre a Bagos D’Ouro contamos com a sua ajuda. Faça a sua doação

(Visited 30 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close