A diabetes é uma doença crónica, cada vez mais frequente em Portugal, caraterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Na diabetes tipo I não há produção de insulina, enquanto na do tipo II há produção de insulina no corpo, mas esta não é usada de forma eficaz. Destes dois, só um é reversível – o tipo II.
🧐 Sintomas similares em ambos os tipos
- Vontade de urinar
- Muita sede
- Muita fome
- Muito cansaço
- Visão enublada
Embora os sintomas dos dois diabetes sejam idênticos, os do tipo II podem não se fazer sentir durante anos. De facto, isto pode ter por consequência o diagnóstico tardio, altura em que alguns condicionamentos complicados podem já ter sido desenvolvidos. Por outro lado, os sintomas do tipo I de diabetes revelam-se rapidamente, por vezes durante o período de semanas. Normalmente, a diabete do tipo I é desenvolvido durante a infância ou adolescência. As causas para o diabetes do tipo I são ainda desconhecidas, sendo que os fatores de risco incluem o histórico familiar e a idade. Relativamente às causas da diabetes do tipo II, pesquisas indicam que estão intimamente correlacionadas com o estilo de vida.
💪 Conselhos para ajudar a reduzir a evolução da doença
- Manter um peso saudável
- Comer de forma saudável
- Praticar exercício regularmente
- Não fumar
Com efeito, há um número significativo de alimentos que os pacientes que sofrem de diabetes devem eliminar ou reduzir da alimentação. Na prática, os alimentos a reduzir são similares para ambos os tipos de diabetes, contudo, no caso dos pacientes do tipo I a redução deve ser regulada de acordo com o histórico da glicemia e o uso de insulina. Assim, os vetores nutricionais a seguir para quem é diagnosticado com esta doença são os seguintes:
🟢 Alimentos Permitidos
- Grãos integrais
- Leguminosas
- Legumes em geral, exceto batata, batata-doce, macaxeira e inhame, pois têm elevada concentração de carboidratos e devem, ser consumidos em pequenas porções
- Carnes em geral, exceto carnes processadas como salsicha, linguiça ou bacon
- Frutas em geral, desde que só seja consumida uma unidade de cada vez
- Gorduras boas: abacate, coco, azeite, óleo de coco e manteiga
- Oleaginosas: castanhas, amendoim, avelãs, beozes e amêndoas
- Leite e derivados
🔴 Alimentos Proibidos
- Açúcar
- Mel, geleia de frutas, compotas, marmelada
- Doces em geral, chocolates e guloseimas
- Bebidas açucaradas, como refrigerantes, sumos industrializados
- Bebidas alcoólicas
O relatório de saúde europeu da OCDE referente a 2020 indica que Portugal se mantém um dos países com maior taxa de prevalência de diabetes tipo I e tipo II, a par do Chipre e da Alemanha. De facto, de acordo com os dados referentes ao ano de 2019, 9.8% dos cidadãos portugueses com mais de 18 anos foram diagnosticados com esta doença crónica. (Health at a Glance, 2020). Por isto, a prevenção e o diagnóstico precoce são de extrema importância.