A pele de bebé é bem conhecida por ser extremamente macia e delicada. Deste modo, é importante que durante a muda da fralda tenha precauções para evitar o aparecimento de problemas de pele. Aqui, damos alguns conselhos que pode seguir durante este momento com o seu bebé.

Muda da fralda - passos simples para agilizar este momento com o seu bebé

Antes de mais, a muda da fralda deve ser feita várias vezes ao dia (entre 7 a 8 vezes), para manter a pele limpa e saudável. Sempre que possível, depois de o limpar, destape a pele do bebé durante uns minutos para que possa respirar.

O que preciso?

Muda da fralda - passos simples para agilizar este momento com o seu bebé
Para agilizar todo este processo, em primeiro lugar, deve preparar todos os elementos necessários em seu redor, para que na hora mais crítica tudo esteja ao seu alcance sem que seja necessário tirar os olhos do recém-nascido. Tenha, então:

  • uma fralda nova;
  • toalhitas de limpeza (de preferência sem álcool para não secar muito a pele do bebé);
  • creme próprio para evitar assaduras;
  • uma toalha limpa (para imprevistos – com rapazes, principalmente);
  • uma muda de roupa caso seja necessário.

 

Como devo fazer?

Muda da fralda - passos simples para agilizar este momento com o seu bebé
De seguida, deite o recém-nascido numa superfície estável e macia, retire a fralda usada, descolando as abas adesivas e, de imediato, dobre-as sobre si para evitar que adiram à pele do bebé. Limpe toda a zona com as toalhitas, da frente para trás – da zona mais limpa para a mais suja – e seque bem as várias pregas cutâneas com a toalha limpa. Abra a nova fralda e coloque debaixo do bebé. Aplique o creme para proteger das assaduras e aperte a fralda ao nível do umbigo, sem que fique muito apertada ao corpo do recém-nascido. Por fim, deite a fralda suja ao lixo, quando o seu bebé estiver acomodado num lugar seguro.

Para além do mencionado, é importante que lave as mãos antes e depois de estar em contacto com o bebé. As bactérias podem ser prejudiciais tanto para o recém-nascido como para quem trata dele.

(Visited 775 times, 1 visits today)