Pôr o bebé a dormir: por quanto tempo e dicas para o ajudar

4 Janeiro, 2023

Não é segredo que os bebés dormem muitas horas, tanto durante o dia, como durante a noite. Contudo, tal como acontece com os adultos, isto depende da idade e personalidade dos mesmos. De facto, um bebé recém-nascido não dorme o mesmo que um bebé com nove meses, visto que só por volta dos três meses é que são capazes de dormir a noite inteira.
Mas afinal quantas horas devem dormir os bebés?

Quantas horas deve dormir o bebé?

Tal como foi referido anteriormente, cada bebé tem o seu próprio horário de sono, contudo há recomendações gerais de quanto tempo os bebés devem dormir, dependendo da sua idade.

Dos 0 aos 2 meses

Nesta fase de desenvolvimento, os bebés não são capazes de distinguir a noite do dia e tendem a dormir entre 15 a 18 horas por dia. É normal que acordem várias vezes, a cada 2 ou 3 horas para comer, devido ao pequeno tamanho do seu estômago.

Dos 3 aos 5 meses

Por esta altura, os bebés já devem dormir durante a noite (entre 6 a 8 horas), mas se isso não é o caso do seu, não se alarme, nem todos o conseguem fazer. Contudo, é normal que passem a querer passar mais tempo acordados durante o dia do que de noite. Por dia, devem dormir entre 9 e 12 horas.

Dos 6 aos 12 meses

Entre os 6 e 12 meses de vida, é normal que os bebés deixem totalmente de acordar durante a noite e sejam capazes de dormir cerca de 10 horas seguidas. Contudo, as sestas continuam a ser recomendadas, cerca de 2 sestas por dia, cerca de 1 hora cada uma.

Apesar de estas serem as horas recomendadas, nem sempre é fácil manter um regime de sono de um bebé.

Dicas para regular o sono do bebé

Aqui estão algumas dicas para ajudar os bebés a terem bons hábitos de sono.

Dia para brincar, noite para dormir

É importante habituar o bebé a dormir em determinadas horas e, principalmente, a aperceber-se que o dia é para interagir e a noite é para dormir. A melhor forma de conseguir isto é diferenciando os momentos do dia, ou seja, de manhã e de tarde manter a luz e o ruído normal do dia a dia e de noite desligar as luzes enquanto evita barulho.

Deitar o bebé antes de adormecer

Esta dica é mais complicada de respeitar, contudo, é importante deitar o bebé no berço antes de estar totalmente a dormir. Habituar o bebé a acalmar e a adormecer sozinho, pode facilitar a sua vida no futuro, uma vez que, mesmo que acorde, será capaz de voltar a dormir sem ajuda.

Estabelecer uma rotina

É sabido que as crianças prosperam com a rotina. Ora, quando se trata dos hábitos de sono isto não muda. Para além de ter uma hora pré-definida para o ir dormir (sono da noite), pode ser útil estabelecer um ritual que, não só ajude o bebé a relaxar, como também o faça entender que está a chegar a hora de dormir. Este ritual pode passar por um banho quente e uma massagem relaxante ao bebé, por exemplo.

Agora que já sabe quanto tempo os bebés devem dormir e como estabelecer hábitos de sono, veja também:

3 dicas para uma Hora do Banho bem sucedida

(Visited 343 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close