O momento do banho é óptimo para os pais e bebés aprofundarem a sua ligação afectiva. Estudos indicam que um bom ritual de banho é muito importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. Por isso mesmo, procuramos responder a algumas questões que os novos papás e mamãs têm.

Quando é que o meu bebé está pronto para ir para a banheira?

Nos primeiros dias de vida o bebé deve ser lavado com uma esponja. Só pode ir directamente para a água a partir do momento em que a zona do cordão umbilical está curada, de forma a prevenir infecções. Os primeiros banhos devem ser breves. Gradualmente, poderá aumentar o tempo, dependendo da vontade do bebé.

Quais os materiais necessários para a hora do banho do meu bebé?

Fraldas
Creme hidratante
Gel de banho
Champô
Toalhitas húmidas
Muda de roupa
Termómetro (opcional)
Bacia (opcional)

E brinquedos? Quais os melhores brinquedos para o meu bebé?

Inicialmente, os bebés não precisam de brinquedos para o banho, uma vez que o estar na água já é estimulante o suficiente. No entanto, quando já têm uns mesinhos os brinquedos tornam-se fundamentais. Tanto recipientes como brinquedos flutuantes (por exemplo, livros à prova de água) são distracções maravilhosas que facilitarão a sua vida.

Quando é que devo dar banho ao meu bebé?

O banho do seu bebé deve ser diário. Não deve, contudo, acontecer mais do que uma vez por dia, para que a pele não fique seca. É muito importante para o bebé que a hora do banho seja todos os dias por volta da mesma hora de forma a criar uma rotina. Deve escolher um período em que normalmente não há interrupções e em que ambos os pais estão em casa. Se notar que o banho é algo que relaxa o bebé insira-o no ritual de ir dormir. Se, pelo contrário, é algo que excita o mais pequeno então deverá dar-lhe banho noutra altura. A cabeça do bebé, por sua vez, deve ser lavada apenas de 3 em 3 dias. Não é aconselhável dar banho ao bebé quando ele estiver com fome ou após a refeição

O que é necessário preparar para dar banho ao meu bebé?

Primeiramente, é importante verificar a temperatura ambiente e a existência de corrente de ar do local onde o bebé vai ser trocado. A temperatura deverá estar entre os 20º e os 22º. Deve também preparar todo o material necessário para o banho e muda de roupa do bebé para que esteja tudo ao seu alcance após o banho. Aconselhamos que estenda previamente a toalha para secar o bebé após o banho. De seguida, encha a banheira com água, com uma temperatura com cerca de 37ª, certificando-se de que a água está morna e não quente. Teste sempre a água antes de colocar o seu bebé na banheira. Alguns pais sentem-se mais confortáveis usando um termómetro de banho para confirmar a temperatura correcta da água. Se não tiver um termómetro utilize o seu cotovelo ou a parte interna do seu antebraço para medir a temperatura, pois a sua pele é mais sensível nessas zonas. Antes do banho, retire todas as jóias e desinfecte bem as mãos. Quando despir o seu bebé, deixe a fralda para último e, não se esqueça, limpe muito bem o bebé em toda a zona da fralda com o auxílio de uma toalhita húmida antes de colocar o bebé na banheira.

Quais os procedimentos a ter durante o banho?

Pegue o bebé com firmeza: tenha muito cuidado com a cabeça e pescoço. Comece por lavar a parte mais limpa e só depois a parte mais suja. Se for dia de lavar a cabeça utilize um copo ou a sua mão em forma de concha para o efeito. Para limpar os olhos do bebé deve utilizar algodão humedecido com água fervida ou soro fisiológico e passar pelas pálpebras de fora para dentro. No fim, deve passar o seu bebé novamente por água e evitar a permanência de resíduos de gel na pele. Nunca deve deixar o seu bebé sozinho na água, nem por um segundo.

Quais os procedimentos a ter após o banho?

Embrulhe o bebé na toalha para mantê-lo quente enquanto ainda está molhado. Ao limpar faça apenas movimentos suaves, sem esfregar a pele. É importante verificar se as zonas da cabeça, fralda, pescoço e axilas estão bem secas. Nunca deve descurar o uso de creme hidratante. Aplique-o em todo o corpo porque quanto mais seca estiver a pele maior a probabilidade de surgirem lesões. Aconselhamos que coloque primeiramente o creme nas suas mãos para que este fique mais quente. Por fim, sugerimos que vista o seu bebé de cima para baixo, mantendo a parte do seu corpo que não está a ser vestida na toalha, garantindo desta forma que o seu bebé não apanhe frio.

Esperamos ter ajudado.

(Visited 738 times, 1 visits today)