Dicas para aliviar as cólicas do bebé

11 Janeiro, 2023

As cólicas são o pesadelo de todos os pais. De facto, esta fase é carateristicamente complicada e tende a começar por volta da terceira semana de vida do bebé, podendo durar até aos 6 meses. Para ajudar a ultrapassar esta fase, vai poder ver aqui algumas dicas para conseguir aliviar as cólicas do seu bebé. Mas primeiro vamos a factos.

O que são as cólicas dos bebés?

As cólicas podem ter causas distintas e, consequentemente, manifestações diferentes. Contudo, as cólicas nos bebés devem-se ao facto do sistema digestivo deles ainda não estar completamente desenvolvido. Estas cólicas causam dor nos mais pequenos e estes não são tímidos ao demonstrar o seu desconforto, geralmente caraterizado por um choro mais estridente e, aparentemente, sem motivo.

Mas como podemos aliviar as cólicas do bebé?

Como aliviar as cólicas do bebé?

Existem alguns truques que permitem aliviar as dores provenientes das cólicas que atormentam os bebés.

1. Fletir as pernas

Esta técnica, recomendação do SNS, serve para ajudar os intestinos a funcionar. Isto é, ao movimentar as pernas do bebé para trás e para a frente, de um lado para o outro, ajuda com a expulsão de gases e, consequentemente, alivia as cólicas do pequeno.

2. Massagem abdominal

De forma a aliviar as cólicas do bebé pode tentar fazer-lhe uma massagem abdominal 2 ou 3 vezes por dia. Esta massagem deve ser feita com movimentos suaves, no sentido dos ponteiros dos relógios

3. Aplicar calor na barriga do bebé

O calor ajuda a relaxar os músculos e, consequentemente, a aliviar as cólicas do bebé. Ora, há várias formas de conseguir isto, como por exemplo, pode usar uma bolsa de água quente, sempre com muito cuidado para não causar queimaduras na pele do bebé, pode usar um pano acabado de passar a ferro e, mais simples ainda, colocar o bebé de barriga para baixo em cima do abdómen dos pais, pele com pele.

Estas três dicas, permitem, como dito previamente, aliviar as cólicas do bebé, contudo um maior cuidado nas horas das refeições, podem ajudar a evitar estas cólicas.

Cuidados na hora das refeições que ajudam a prevenir as cólicas do bebé

Melhor que aliviar as dores provenientes das cólicas é preveni-las. Ora, dificilmente se consegue eliminar totalmente este problema, contudo com boas práticas durante a hora de comer do bebé, é possível ajudar.

1. Evitar a ingestão de ar por parte do bebé

Aquando da hora de alimentar o bebé, seja a dar de mamar ou com o biberão, é importante certificar-se que o bebé não tem o nariz obstruído, de forma a permitir uma normal e fluida circulação de ar. Para além disto, quando a dar um biberão é importante que não haja ar na tetina no mesmo, isto é, toda a ponta do biberão deve ter leite.

2. Provocar o arroto do bebé

Para além de evitar a ingestão de ar é importante ajudar a que este seja expelido pelo bebé. A melhor forma de fazer isto é fazer o bebé arrotar, não só no fim de comer, mas também a meio. Desta forma, consegue evitar a acumulação de gases no aparelho digestivo do bebé ao máximo.

E cá estão algumas dicas de como, não só aliviar as cólicas do bebé, mas também prevenir as mesmas.

Leia também:
Pôr o bebé a dormir: por quanto tempo e dicas para o ajudar

(Visited 565 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close