A higiene oral do bebé desde o primeiro dentinho

7 Outubro, 2022

A higiene oral do bebé começa ainda antes de nascer o primeiro dentinho. Por isso, é muito importante introduzir, bem cedo, estes hábitos, de forma a garantir uma saúde oral desde pequeninos. 😁 Sendo assim, neste artigo, saiba mais sobre os principais cuidados de higiene oral dos bebés, e ao longo do seu crescimento.

 

Veja também:

3 dicas para uma Hora do Banho bem sucedida
Muda da fralda – Agilize este momento com o seu bebé

 

👶 Antes do nascimento dos dentes:

Para começar, mesmo antes do aparecimento dos primeiros dentes de leite, é importante começar a cuidar da higiene oral dos bebés, fazendo a limpeza das gengivas. Assim, para limpar restos de leite e evitar a acumulação de bactérias, utilizando compressas humedecidas com água ou soro fisiológico.

Compre compressas e soro na loja Bemestar

 

😁 Os primeiros dentes:

Posto isto, entramos na dolorosa fase dos primeiros dentes. As dedeiras de silicone ou mordedores são ideais neste momento, tanto para lavar a boca do bebé, escovar os dentes que começam a aparecer e limpar as suas gengivas. Além disso, são uma boa ajuda com o desconforto do início da dentição. Para esta fase complicada do nascimento dos dentes do bebé, pode acrescentar na rotina de limpeza o gel gengival para massajar e aliviar o incómodo da dentição.

Veja as opções de mordedores na loja Bemestar
Escolha um gel para dentes na loja Bemestar

 

🪥 As escovas de dentes:

Quando os dentinhos começam a surgir, está na hora de serem introduzidas as escovas de dentes com cerdas suaves e macias, e de tamanho adequado à idade do bebé.

Temos várias escovas de dentes na loja Pingo Doce
Pode também ver as nossas opções na loja Bemestar

 

🤓 E a pasta de dentes?

Mais tarde, começa a ser introduzida na higiene oral dos bebés, a pasta de dentes. Contudo, esta deve ser escolhida tendo em conta a concentração de flúor, que deve ser adequada à idade da criança.
De facto, quando as crianças começam a poder utilizar pasta de dentes na sua higiene oral, e até aos seus 2 anos, a quantidade certa de flúor ronda os 250 ppm.
Assim, entre os 2 e os 6 anos, a pasta de dentes deve ter uma concentração de flúor de 450 ppm.
Até aos 10 anos, os dentistas sugerem entre 800 e 850 ppm.
A partir daí, jovens e adultos, devem procurar pastas de dentes de flúor com uma concentração de 1250 ppm.

As nossas pasta de dentes na loja Pingo Doce
Se preferir, compre pasta de dentes na loja Bemestar

 

👍 Bons hábitos de higiene oral

Em suma, cuidar da higiene oral deve começar, em casa, desde os primeiros meses de vida do bebé. No entanto, é importante recordar que mal os primeiros dentes de leite surgem é essencial consultar o médico dentista, para complementar e a auxiliar na criação de bons hábitos personalizados para o seu bebé.

 

E, agora? Já tem tudo o que precisa para os dentinhos do seu bebé? 💚 Esperamos ter ajudado. 🥰

(Visited 126 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close