Abacate: inspiração para ilustrações, rei de muitas receitas e quase uma celebridade nas redes sociais.
Curiosamente, dependo do país, há quem lhe chame “aguacate”, “maçã de inverno” ou até mesmo “alligator pear”. Seja qual for o nome, o abacate é um alimento cada vez mais presente na dieta de muitas pessoas.
Como saber se o abacate está no ponto
Daqui a pouco iremos saber alguns factos interessantes sobre os abacates. Antes disso, vejamos como saber se o abacate que tem à sua frente é verdadeiramente bom.
Para começar, um bom abacate deve ser pesado e firme. Se a casca for fina e pressionar o abacate é suposto que este ceda com uma ligeira pressão. Ao abrir, queremos ver uma polpa macia e gordurosa. Depois de aberto, deve ser consumido de imediato, para evitar o efeito de oxidação.
Factos interessantes sobre o abacate
É muita fibra
Sim, os abacates são ricos em fibras. Por exemplo, um abacate de tamanho médio tem cerca de 10 gramas de fibra. E o melhor? Cerca de 75% da fibra total é insolúvel. Ou seja, acelera a passagem dos alimentos no interior do corpo.
Um superalimento
Ricos em nutrientes essenciais, os abacates são um superalimento graças às vitaminas K, C, E, B5, B6 e ao potássio. Além disso, contêm também magnésio, ferro, fósforo, cobre, zinco e vitaminas A, B1, B2 e B3.
Mais ricos em potássio do que as bananas
Pode parecer estranho, mas na prática os abacates contêm mais potássio do que as bananas.
O México lidera na produção de abacates
O país que mais produz e mais exporta abacates é o México. Na União Europeia, o principal produtor de abacates é a Espanha. Contudo, ainda não faz parte dos 10 maiores produtores do mundo. Por sua vez, em Portugal, a esmagadora maioria da produção de abacates é feita no Algarve.
São comumente utilizados em cosméticos
Com efeito, dadas as propriedades antienvelhecimento e o facto de serem ricos em vitaminas, minerais e nutrientes, os abacates ajudam a diminuir alguns danos na pele, chegando mesmo a ser um bom aliado para quem pretende reverter danos provocados na pele pelos raios UV.
Em conclusão, estes são apenas alguns dos muitos benefícios e curiosidades sobre os abacates. E por aí, o abacate já faz parte da sua alimentação?