Como escolher o iogurte a dar ao seu bebé? 6 dúvidas comuns

3 Março, 2022

A partir dos 6 meses, alguns bebés já começam a comer iogurtes. Sendo que, alguns pediatras só o recomendam pelos 9 meses. Se está a dar os primeiros passos na introdução alimentar do seu bebé e tem dúvidas sobre qual o melhor iogurte para dar, deixamos aqui algumas orientações.

Leia também:
Alimentação do seu bebé – Cuidados nos primeiros meses
Está na hora do banho!

1. Devo escolher o iogurte de aromas ou natural?

Os iogurtes naturais são a primeira escolha para dar aos bebés. Por norma, os iogurtes de aromas só são aconselháveis após os 12 meses. Com efeito, caso o bebé rejeite o iogurte natural ou se quiser dar um novo sabor ao mesmo, é aconselhável juntar polpa de fruta.

2. Iogurtes de adulto, quando devo introduzir?

Aos 9 meses pode oferecer ao bebé iogurtes de leite de vaca que os adultos comem. Há opções naturais e sem açúcar adicionado, que são uma boa escolha a um preço mais baixo do que os iogurtes tipicamente para bebé.

3. Devo optar por iogurtes sem lactose ou de soja?

Caso o bebé não seja intolerante à lactose, não precisa de optar por este tipo. Ainda assim, se for comprovado que o seu bebé é intolerante, mesmo ao iogurte, pode experimentar o sem lactose. No Se tiver intenção de dar iogurte de soja, leia atentamente os rótulos, nomeadamente no que respeita aos açúcares e sal.

4. O bebé pode comer iogurte grego?

Sim. De facto, uma das vantagens do iogurte grego é ter menos lactose do que o normal e ter uma consistência mais firme. Contudo, não é aconselhável dar apenas iogurte grego ao longo dos dias. Sugerimos que o faça alternando com outros iogurtes.

5. O que devo ter em conta ao ver a lista de ingredientes?

Tal como noutros alimentos, quanto menos ingredientes, melhor. Assim sendo, se o iogurte for composto por leite gordo e fermentos lácteos é um excelente sinal. Além disso, é aconselhável que o açúcar não faça parte desta lista. Por fim, na tabela nutricional, veja os lípidos totais – é recomendado pelo menos 3,5% de gordura.

6. Quando devo dar o iogurte?

O lanche é sempre a melhor altura para oferecer um iogurte ao seu bebé. E dizemos um porque é preferível complementar o lanche, por exemplo, com uma peça de fruta, do que oferecer dois iogurtes.

Acima de tudo, é importante que se aconselhe também com o pediatra do seu bebé e vá testando qual a melhor opção.

(Visited 3.417 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close