A Origem da Sexta-feira 13

13 Janeiro, 2023

Há muitas coisas que as pessoas associam ao azar. Por exemplo, gatos pretos, espelhos partidos, não beber depois de brindar e por aí fora. Contudo, há uma em particular que as pessoas não podem evitar, por muito que tentem, a tenebrosa sexta-feira 13. Mas qual é a origem desta superstição? De onde vem esta associação?

Origem da sexta-feira 13

Há várias teorias sobre a origem da sexta-feira 13 e todas as superstições a ela associadas, seja religiosa, histórica ou mitológica, de facto, há teorias para dar e vender:

Origem religiosa

Em primeiro lugar, é importante referir que o número 12 sempre foi associado à perfeição na bíblia, por exemplo, com os 12 apóstolos ou as 12 tribos de Israel, pelo que o número 13 representa, consequentemente, a disrupção do plano divino. Já sexta-feira, foi o dia da perseguição e crucificação de Jesus Cristo, pelo que sexta-feira 13 ficou associado a um dia de grande azar.
E é esta a origem religiosa da superstição associada à sexta-feira 13.

Origem histórica

Historicamente, a origem da sexta-feira 13 vem de França, mais especificamente do reinado de Filipe IV que, quando lhe foi negada a entrada para a Ordem dos Cavaleiros Templários, ordenou a perseguição e execução dos membros da mesma. Esta ordem foi dada a 13 de outubro de 1307. Daí a conotação negativa da sexta-feira 13.

Origem mitológica

Para além da origem histórica e religiosa deste dia, há também uma mitológica. Ora, diz a mitologia nórdica que Odin, Deus dos Deuses, convidou para uma festa 12 divindades, mas não incluiu Loki e quando este descobriu instaurou o caos na festa. Desde então, dizem os nórdicos que dá azar organizar reuniões com 13 pessoas e ficou para sempre este número associado com a má sorte.

Agora que já sabe qual a origem da temida sexta-feira 13, veja aqui os dias em que deve andar com mais cuidado em 2023:

  • 13 de janeiro
  • 13 de outubro

Conclusão: existem várias teorias sobre o porquê de cumprirmos com algumas tradições e superstições. Quais das 3 acha mais plausível?

Leia também:

Harmonização de vinhos e chocolate

(Visited 138 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close