A cerveja é uma bebida que existe (presumivelmente) há mais de 8 MIL ANOS. É das bebidas mais consumidas do mundo e também das mais apreciadas. Nos últimos tempos, o surgimento de uma grande variedade artesanal tem-na elevado a bebida de culto.
É um culto que criou já novas profissões como o sommelier de cerveja, equivalente ao sommelier de vinho, e o Mestre de Cerveja, equivalente ao enólogo. Levou ao surgimento de marcas 100% artesanais como a Sovina, natural do Porto, e mesmo à aposta de grandes cervejeiros como a Super Bock, com a Coruja.
Existem vários espaços por todo o país dedicados exclusivamente à cerveja artesanal. Existem visitas a fábricas e degustações que pode fazer em inúmeros locais. Existe até a cultura das maridagens, semelhante ao que encontramos no vinho.
A cerveja artesanal existe para todos os gostos, do mais amargo ao mais doce, do mais fácil de beber àquelas que requerem um palato bem habituado, passando das loiras, às ruivas e às pretas. Existem até cervejas, que não são bem cervejas, misturadas com fruta e até sidras artesanais podemos encontrar hoje em dia.
Tipos de Cerveja Artesanal Mais comuns
Lager
É o tipo de cerveja artesanal e industrial mais consumida. Existe em 4 grandes variedades: Light, Dark, Bock e European Lager. Aqui inserem-se cervejas como a Super Bock e a Sagres mais comuns. Têm “mais gás” e são geralmente de côr dourada, existindo também em versão stout (preta)
Ale
A principal diferença entre as Ale e as Lager está na fermentação, que dá às primeiras maior corpo e teor alcoólico. Foram as mais bebidas até aos meados do séc. XIX quando surgiram as Lager. Os sabores da Ale são geralmente mais intensos devido à fermentação em temperaturas quentes. É a esta família que pertence a popular e intensa IPA (India Pale Ale).
Lambic
É o tipo de cerveja artesanal mais antigo. Fermentado e produzido em madeira e alambiques abertos, de forma mais rústica é a que tem a maior variação regional. Por ter uma produção tão artesanal acaba por adquirir estas micro-características provenientes dos cereais da região onde é feita.