Fundação do Gil – Ajudar crianças em risco

2 Janeiro, 2023

Desde 1999 que a Fundação do Gil se dedica a atividades e projetos relacionados com o bem-estar global das crianças, “numa atitude pioneira no desenvolvimento de projetos de saúde pediátrica e reintegração social”.

Assim, tem como missão “promover o bem-estar clínico, social e emocional das crianças em risco social e/ou clínico perspetivando a sua reintegração social na família com autonomia”.

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, os produtos comprados na loja Mercadão Solidário serão doados à Fundação do Gil.
Pode fazer a sua doação aqui.

O que levou à criação da Fundação do Gil?

Com o fim da Expo 98, a administração da Parque Expo quis dar nova missão ao Gil, uma mascote muito acarinhada por um país inteiro. Sendo assim, o Gil deixa os oceanos e passa a ter um papel fundamental no apoio às crianças com fragilidade clínica e social.

Crianças a brincar

Como têm sido estes 23 anos?

Com efeito, algo que orgulha esta instituição é apoio dado ao longo de mais de duas décadas na recuperação e humanização de alas pediátricas do país. Além disso, há também a destacar a criação de dois grandes projetos, ainda hoje em atividade: a Casa do Gil (Casa de Acolhimento de crianças dos 0 aos 12) e os Cuidados Domiciliários Pediátricos, que em parceria com 6 hospitais leva o hospital a casa de crianças com doença crónica e com necessidade de cuidados paliativos pediátricos.

Como funciona o projeto de Cuidados Domiciliários?

Os Cuidados Domiciliários Pediátricos da Fundação do Gil funcionam desde 2006 em parceria com os seguintes hospitais públicos:

  • Santa Maria
  • Dona Estefânia
  • Fernando da Fonseca
  • S. João e Centro Materno Infantil do Norte – CMIN
  • Garcia de Orta

No final de 2017, o projeto foi alargado aos Cuidados Paliativos Pediátricos. Com efeito, através deste projeto, tem sido possível melhorar o estado de saúde geral da criança, fomentar a capacitação social da família e permitir um melhor equilíbrio emocional de todo o agregado.

Quais são os principais objetivos da Fundação?

É cumprir o estipulado na missão e visão da Fundação do Gil, tentando sempre acompanhar a evolução e as necessidades da sociedade.

Destaque mascote GIL

De facto, cada projeto tem a sua rotina e dinâmica própria. Cada equipa afeta a cada projeto em coordenação tem a função de fazer cumprir as tarefas diárias de forma a que os projetos consigam diariamente dar resposta ao que é necessário.

Pode fazer a sua doação para Fundação do Gil aqui.
(Visited 248 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close