As primeiras refeições de um bebé são cruciais para o seu desenvolvimento e para estimular bons hábitos alimentares. Compreenda melhor como e quando é que os diversos alimentos devem ser introduzidos na dieta de um recém-nascido.
0 – 6 meses
A alimentação do bebé deve ser exclusivamente feita à base de leite materno. No caso de não ser possível, deve utilizar fórmulas derivadas do leite de vaca até aos 4 meses. A partir desse momento, alguns alimentos já podem ser introduzidos nas refeições do bebé, mantendo sempre o leite mencionado até aos 6 meses. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda estas instruções porque ajudam no crescimento da criança. Além disso, diminuem o risco de algumas doenças como obesidade infantil, gastroenterite ou diabetes.
Diversificação alimentar: +6 meses
Como dito anteriormente, pode iniciar a diversificação alimentar de um bebé por volta dos 4 meses se a mãe já não conseguir produzir leite suficiente. O ideal é começar este processo aos 6 meses. Aos 4 meses, o lactente já tem capacidade para engolir e digerir alimentos para além do leite. Deste modo, pode começar a preparar sopas, purés e/ou papas.
Sopa
A primeira sopa deve ser à base de batata, cenoura, cebola, um pouco de alho e um fio de azeite. Gradualmente, pode começar a adicionar alface, couve, brócolos, entre outros legumes. Tenha em atenção que leguminosas como o feijão só devem ser introduzidas depois dos 10 meses de idade, e legumes como espinafre e aipo só depois dos 12 meses.
Carne
Aos 6 meses de idade, pode adicionar carne cozida (15-20g) à sopa – comece com carnes brancas como frango ou peru – e passe, progressivamente, para as carnes vermelhas como vitela ou cabrito.
Peixe
A introdução do peixe deve ser feita aos 8 meses, juntamente com a sopa e na mesma dose que a carne. Deve começar por peixes magros como a pescada ou o linguado, e a partir dos 10 meses já pode preparar refeições com peixes gordos, como salmão ou atum.
Ovo
O ovo tem de ser separado. A gema pode ser dada ao bebé a partir dos 9 meses com o mesmo intuito da carne ou peixe. Deve começar por dar meia gema por refeição por semana nas primeiras 3 semanas da introdução. Depois pode passar para a gema inteira. A clara, por poder criar reações alérgicas, só deve ser adicionada à dieta do bebé ao fim de um ano de idade.
Sal e Açúcar
Lembre-se que o sal e o açúcar devem ser introduzidos o mais tarde possível! Não é de todo recomendado antes do primeiro ano do bebé. Assim, aconselhamos a não colocar quando estiver a preparar as refeições.
A consistência das refeições deve ser cada vez menos líquida para o bebé se adaptar a novas texturas, facilitar a transição para alimentos sólidos e estimular o desenvolvimento dentário.