Bebé prematuro: causas, riscos e tratamento

9 Novembro, 2023

O nascimento de um filho é, sem dúvida, um dos momentos mais excitantes de qualquer pai ou mãe, contudo este dia é também marcado por muita ansiedade, especialmente quando as coisas não correm como planeado, como por exemplo, quando o bebé nasce prematuro.

Bebé prematuro: o que o caracteriza

Um bebé prematuro é aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação e, por isso, são mais pequenos e leves do que aqueles que nascem dentro do período normal de uma gravidez (entre as 37 e 42 semanas de gestação). Para além disto, estes bebés prematuros não têm os seus órgãos totalmente desenvolvidos, o que os expõe a mais riscos.

Riscos e adversidades do bebé prematuro

Como explicado previamente, por não estarem ainda totalmente desenvolvidos, os bebés prematuros correm alguns riscos e enfrentam adversidades:

Infeções respiratórias

Durante as várias semanas na barriga da mãe, os diversos órgãos começam a desenvolver-se, começando pelo coração e terminando nos pulmões. Ora, devido a isto, os bebés prematuros, por não terem os pulmões completamente desenvolvidos, são mais suscetíveis a contrair infeções respiratórias.

Dificuldades na alimentação

Por serem prematuros, os bebés podem ainda não ter desenvolvido o reflexo de mamar, o que torna a alimentação da criança complicada e a necessitar de ajuda médica para que se consiga alimentar.

Regulação térmica

Até às 37 semanas de gestação, nem todas as ligações cerebrais estão desenvolvidas, incluindo a capacidade de regular a temperatura corporal, pelo que torna o bebé suscetível a uma variedade de problemas.

Porque é que os bebés nascem prematuros?

Cerca de 8% dos bebés que nascem em Portugal são prematuros (PORDATA, 2019). Mas porque é que tal acontece?
Ora, apesar de mais de metade dos casos de nascimentos prematuros não terem motivo aparente, existem alguns fatores que aumentam a probabilidade de tal acontecer:

  • Procriação medicamente assistida
  • Prévio parto prematuro
  • Gemelaridade

Para além disto, algumas doenças da mãe, como diabetes ou hipertensão, podem aumentar o risco de um parto prematuro.

Tratamento

Quando os bebés nascem prematuros, os médicos fazem uma avaliação das condições e, a partir daí, tomam as medidas necessárias para assegurar o bem estar do bebé. Em alguns casos, é normal que passem para a incubadora, que permite que estes prossigam o seu processo de desenvolvimento num ambiente completamente controlado.

É importante lembrar que cada bebé prematuro é único e enfrenta desafios diferentes. Com tempo e o cuidado adequado, muitos destes bebés conseguem superar suas complicações de saúde e desenvolver-se normalmente.

Leia também:

Dicas para aliviar as cólicas do bebé

(Visited 54 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close