Melhor Menu para a Passagem de Ano

27 Dezembro, 2022

Dita a tradição que há duas coisas que não podem faltar na passagem de ano: as passas e o champanhe, contudo, quando se fala do jantar dessa noite, as opiniões já são mais divergentes. Dessa forma, apresentamos aqui o melhor menu para a sua passagem de ano.

Entrada

Em primeiro lugar, a entrada!

Há um prato em particular que vai definitivamente causar furor na sua mesa, sobretudo para os amantes de queijo: Camembert de massa folhada no forno.

Receitas Passagem de Ano: Camembert

Ingredientes:

Um Queijo Camembert
230g de massa folhada fresca
Uma colher de sopa de mel
Frutos vermelhos (opcional)
Gema de um ovo

Quero

Antes de tudo, comece por pré-aquecer o forno a 220ºC. Depois, corte o topo do queijo (como se fosse uma tampa) e, posteriormente, coloque a colher de mel e frutos vermelhos no seu interior. De seguida, embrulhe o queijo na massa folhada e pincele com gemas de ovo. Para terminar, leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar dourado.

Experimente servir com tostinhas.

Prato Principal

Ora depois de terminar a sua maravilhosa entrada, recomendamos estas receitas de marisco!

Primeiro, as amêijoas:

Receitas Passagem de Ano: Ameijoas

Ingredientes:

2 kg de amêijoas
1 cebola
8 dentes de alho
1dl azeite
1dl vinho branco
1 ramo de coentros
Sumo de limão

Comprar 

Antes de mais nada, comece por refogar a cebola e o alho no azeite. Quando estes alourarem, adicione as amêijoas já lavadas e os coentros e mexa. De seguida, junte o vinho branco, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até as amêijoas abrirem (cerca de 7 minutos). Para terminar, regue o conteúdo do tacho com o sumo de limão e sirva acompanhado com pão.

Agora, os mexilhões!

Receitas Passagem de Ano: Mexilhões

Ingredientes:

600 gr miolo de mexilhão
½  pimento vermelho
2 cebolas
Louro
6 dentes de alho
150 ml vinho branco
25 ml de azeite

Quero

Para começar, num tacho coloque as cebolas cortadas em rodelas, o alho, o pimentos já sem as sementes e o louro em azeite, vá adicionando o vinho branco e deixe refogar até o pimento estar cozinhados. Logo depois, acrescente os mexilhões e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos. Por fim, mexa o conteúdo de forma a trazer a cebola ao de cima do tacho e sirva!

Sobremesa

Finalmente, para terminar esta refeição e para fugir um bocado dos doces de Natal, recomendamos algo mais fresco: uma mousse de limão.

Receitas Passagem de Ano: Mousse de Limão

Ingredientes:

Lata de leite condensado
450ml de Natas
150ml de sumo de limão

Comprar 

Em primeiro lugar, comece por juntar o leite condensado com as natas e mexa simultaneamente até a consistência homogeneizar. Em seguida, vá juntando o sumo de limão aos poucos e continue a bater. Por último, é só colocar a mousse a refrigerar e, finalmente, servir!

E cá está, sem dúvida, o melhor menu para a passagem de ano! De facto, não há melhor forma de entrar em 2023.

Leia também:
Refeições de Natal: O Porquê das Tradições

(Visited 966 times, 1 visits today)
Close
Copyright © 2024 Mercadão
Made with All rights reserved.
Close